segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Cientistas israelenses criam nanorobôs


Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Israel (Technion) criaram a primeira geração de “nanorobôs nadadores”. As máquinas são capazes de nadar pela corrente sanguínea e carregar medicamentos a locais específicos do corpo. Feitos a partir de uma liga de polímero e de nanofios magnéticos, os “nanonadadores” têm a largura de uma fibra de seda.
Mas como, afinal, os robôs se locomovem? Tudo é feito através de um campo magnético externo, que “impulsiona a cauda” dos nanonadadores. O destino dos pequenos robôs pode ser traçado a partir da manipulação de um campo magnético sobre um determinado membro – o que pode possibilitar até mesmo a realização de cirurgias simples e não invasivas.
Os pesquisadores removeram a necessidade da instalação de motores minúsculos de maneira que o transporte de medicamentos pelo sangue, dadas as dimensões dos nanorobôs, se mostra possível. A aplicação dos nanonadadores por meio de seringas é ainda um sonho distante, mas passos largos no ramo da “medicina de nova geração” já começaram a ser dados.