quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

História do Brasileiro - Carlos Maurício Mantiqueira



Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Carlos Maurício Mantiqueira

“O motivo que teve Aristóteles para se divertir da especulação, a que o seu gênio e inclinação natural o levava, como consta da sua Lógica, Física, e Metafísica, e dar-se a escrever livros históricos e morais, quais as suas Éticas epólicas e a história de animais, além de lho mandar o grande Alexandre, e lhe fazer as despesas, foi ver também, que estimava tanto o livro de Homero, em que se contam os feitos heróicos de Achiles, e de outros esforçados guerreiros que, segundo refere Plutarco in vita Alexandre de ordinário o trazia consigo, ou quando o largava da mão o fechava em escritório guarnecido de ouro, e pedras preciosas, melhor peça, que lhe coube dos despojos de Dario, ficando-lhe na mão a chave, que de ninguém a fiava, e com muita razão, porque como diz Túlio, de oratore, os livros históricos são luz da verdade, vida da memória, e mestres da vida; e Diodoro Siculo diz in proemio sui operis, que estes igualam os mancebos na prudência aos velhos, porque o que os velhos alcançam com larga vida e muitos discursos, podem os mancebos alcançar em poucas horas de lição, assentados em suas casas. Eis aqui a razão por que o grande Alexandre tanto estimava o livro de Homero, e se hoje houvera muitos Alexandres, também houvera muitos Homeros...” (Frei Vicente do Salvador, 1627)

Em determinado ponto, diz o autor acima referido, que o brasileiro é pouco “repúblico”; cuida mais da própria fazenda do que da de vossa majestade.

Hoje, quase quatrocentos anos depois, a história do brasileiro ainda está por ser escrita, pelo simples motivo de que ainda não terminou a formação de nosso povo.

Abandonado, explorado e ou massacrado quase sempre por governantes iníquos, o brasileiro tem dois lemas:

“Farinha pouca, meu pirão primeiro.”

“É tempo de murici, cada um cuide de si.”

E o novo técnico do Flamengo que aguente a rebordosa, porque mais arriscado que o emprego dele só o do Barbosa...


Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador.

O fim da microcefalia política em Bruzundanga



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

"Sou daquele tipo muito característico aqui do Nordeste: a gente pode dar uma envergadinha, mas não quebra não. Nós vislumbramos a chegada de tempos melhores em 2016". Essas palavras da Dilma Rousseff, proferidas ontem em Pernambuco, para um claque profissional formada pela turma do MST, quilombolas, indígenas e sindicalista, refletem a situação política dela. Embora ostente recordes de impopularidade nas pesquisas, conseguirá atravessar o ano, já programando empurrar 2016 com a barriga.

Só o que pode ferrar Dilma, completamente, é a economia. A previsão (como de costume) é de caos, com desemprego e recessão. Tirando os rentistas, que faturam alto com juros altos, o resto vai mal do bolso e se complica, cada vez mais, para pagar as contas do dia-a-dia. O endividamento das famílias fica escancarado na descontrolada inadimplência dos cartões de crédito e no labirinto do cheque especial (de onde a maioria não consegue sair depois que entra). Esta crise, que gera insatisfação e insegurança, é que tem poder de derrubar Dilma.

Conchavos políticos, aparentemente, resolvem as pendengas entre os poderosos de plantão. No entanto, a esculhambação econômica, que não se soluciona com milagrosas armações entre picaretas, costuma ser fatal para desgovernos que só sabem extorquir os cidadãos-eleitores-contribuintes com 92 impostos, taxas e contribuições. E ainda faz a maioria fdp no Congresso aprovar um orçamento irreal para 2016, que conta com ovo podre na barriga da galinha velha, apostando a alma na recriação da CPMF para fingir que segura o rombo federal - que também é estadual e municipal.      

A microcefalia da politicagem é a verdadeira "zika" de Bruzundanga. A "doença" é fruto da falha estrutural do Estado Brasileiro, capimunista, rentista e feito para funcionar na base da corrupção. A única cura possível é uma inédita Intervenção Constitucional. Só o Poder Instituinte do cidadão brasileiro, com o apoio das Forças Armadas e do Judiciário, tem capacidade de mudar o Brasil, com federalismo de verdade, redesenho dos municípios, voto distrital com "recall", eleição com voto também impresso para permitir auditoria direta na recontagem, redução no número de senadores, deputados e vereadores, junto com a permissão para candidaturas independentes dos partidos políticos.

Os brasileiros querem mudanças, começam a definir o que precisa ser mudado com urgência e partem para a pressão direta para que o básico aconteça. Esta foi a grande novidade de 2015, que tende a ganhar mais volume em 2016, aproveitando-se que é ano de eleger Prefeitos e Vereadores. As reivindicações, vindas das bases, em meio a um impasse político combinado com uma brutal crise econômica, tendem a acelerar a demanda pelas mudanças.

Políticos com microcefalia cidadã que se cuidem. Integrantes do desgoverno do crime organizado se preparem para a "derrota na guerra". Parteiros da corrupção devem se preparar para partir...

Jura que esvaziou?


Sansão de Alagoas


Nós financiamos o PT


Colabore com o Alerta Total

Neste momento em que estruturamos mudanças para melhor no Alerta Total, que coincide com uma brutal crise econômica, reforçamos os pedidos de ajuda financeira para a sobrevivência e avanço do projeto.

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente conosco poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil. Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

II) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

III) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 23 de Dezembro de 2015.