sábado, 6 de setembro de 2014

POESIA DA NOITE - magoei uma bela flor


bela flor,
te magoei,trouxe dor
bela flor,
foi minha culpa,
lhe peço desculpas,
bela flor,
desejo a voce,
segunda com carinho,
te mando um beijo,
no rostinho

Guilherme da Costa Radin 
um eterno apaixonado pela vida
e por pessoas próxima a ele.
Escritor, poeta, palestrante, apreciador
das belezas da natureza. É Corretor
de Imóveis na Lopes de Porto
Alegre.

LINCHAMENTO DE UMA JOVEM PELA IMPRENSA


por Percival Puggina. Artigo publicado em 


 Não é muito raro que cidadãos comuns, presenciando um assalto, reajam contra o assaltante agredindo-o fisicamente. Sabem que o meliante, levado à delegacia, tem grande possibilidade de sair livre, leve e solto pela mesma porta por onde entrou. E sai, muitas vezes, antes mesmo de que o policial preencha os documentos relativos à sua captura. Ainda recentemente, o secretário de segurança do Rio Grande do Sul relatou a uma emissora de rádio que certo PM, num único turno de trabalho, prendeu duas vezes o mesmo bandido. Então, as pessoas, vez por outra, tratam de fazer justiça com as próprias mãos.
 Sempre que isso ocorre, a imprensa nacional reage com justa indignação. Essa não é uma atitude civilizada! E não é mesmo. Impõe-se que a Justiça siga seu curso. Ainda que ela falhe, ainda que seja excessivamente branda, ainda que "a polícia prenda e a justiça solte", ainda que o bandido seja um indivíduo socialmente intolerável e irrecuperável, ainda que seus crimes se repitam indefinidamente, o "justiçamento" não pode ser tolerado. São severas as palavras da mídia, sempre que algo assim acontece. E têm que ser.
 Há poucos dias, na Arena do Grêmio, um grupo de torcedores dirigiu palavras injuriosas ao goleiro do Santos. Chamavam-no de "macaco" e imitavam sons e movimentos simiescos. Vulgaridade, grosseria, estupidez. Entre esses torcedores havia uma jovem cuja imagem foi flagrada por câmera enquanto pronunciava, com nitidez que não gera dúvidas à leitura labial, as três sílabas da palavra macaco. Nos dias que se seguiram, a imagem dela injuriando o goleiro ocupou parte do noticiário nacional, capas de jornais e ganhou manchetes, numa reiteração cotidiana. A moça mereceu painel fotográfico, perfil biográfico, entrevistas com familiares, identificação minuciosa.
Junto com diversos torcedores, identificados uns, outros não, ela cometeu delito criminalmente tipificado como injúria racial (onde a característica racial da injúria é agravante). Correrá um processo, no qual certamente será condenada a pena branda, porque o delito não comporta mais do que reclusão de um a três anos, o que, ante a primariedade da ré, provavelmente será substituída por pena alternativa.
A questão é a seguinte: a imprensa, que tão pronta e justamente reprova a agressão a bandidos nas ruas, não percebeu o linchamento moral imposto à jovem, com a superexposição a que a submeteu? Foi desmedido e absurdo esse comportamento. Não, não foi sábio, nem prudente, nem judicioso. Antes das devidas sanções judiciais, a moça foi imediatamente penalizada com a despedida de seu emprego. Sua casa foi apedrejada. Seus familiares injuriados. Recebe ameaça de morte e precisa buscar abrigo e segurança.
Perdeu-se a noção de limites, bem ali onde se abrigam tantos árbitros dos limites alheios.
_____________
* Percival Puggina (69) é arquiteto, empresário, escritor, titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia e Pombas e Gaviões, membro do grupo Pensar+.

Outro ex-diretor da Petrobrás, Ildo Sauer, diz que Lula corrompeu a estatal e Dilma mente sobre Pasadena


Não é só de petróleo que as mãos da dupla Lula/Dilma estão sujas.



Outro ex-diretor da Petrobrás nomeado pela dupla Lula/Dilma, Nestor Cerveró, também é capa de Veja que começou a circular. A revista conta a escabrosa história da compra de um apartamento dfe R$ 7,5 milhões por parte de Cerveró. Na entrevista a seguir, outro diretor, Ildo Sauer, conta como Lula corrompeu a Petrobrás e de que modo Dilma mente no caso Pasadena. 

Ildo Sauer, diretor de Gás e Energia da Petrobras entre 2003 e 2007, afirmou esta semana que o governo de Luis Inácio Lula da Silva intensificou o expediente de nomeações de “despachantes de interesses” na estatal. 

. A nomenclatura, explicou Sauer, é relativa aos indicados por partidos da coalizão do governo. “O governo de coalizão do Lula passou a permitir que grupos de parlamentares e partidos se reunissem para indicar dirigentes. Não sei por que eles estavam lá, para fazer gestão eficaz não precisa ter apoio de partido. Acabei demitido porque não ajudava. O que seria ‘ajudar’ até hoje não sei”.


. O ex-diretor é investigado pelo Tribunal de Contas da União no caso dos prejuízos causados pela compra da refinaria de Pasadena. De acordo com Sauer, “os conselheiros e mais ainda o presidente têm acesso a toda a documentação. O estatuto permite pedir qualquer dado adicional ou contratar consultoria externa. Ninguém decide com base em resumo. É uma piada”. A declaração se deve ao fato de Dilma Rousseff ter declarado que foi induzida ao erro por conta de um resumo falho enviado para apreciação do conselho por Nestor Cerveró.

Ex-diretor da Petrobrás já denunciou 32 deputados, oito senadores e um governador. Escândalo é um novo Mensalão.

http://polibiobraga.blogspot.com.br/2014/09/ex-diretor-da-petrobras-ja-denunciou-32.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+JornalistaPolibioBraga+(Jornalista+Polibio+Braga)

O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso em Curitiba no âmbito da Operação Lava-Jato, começou a falar para os promotores do Ministério Público.

. Ele fez delação premiada.

. Paulo Costa, que era tratado como Paulinho por seu amigo Lula da Silva, apontou nada menos que 32 deputados, oito senadores e um governador de Estado como beneficiários de esquemas de pagamentos de propinas a partir de contratos da Petrobras com empreiteiras indicadas pelos políticos. 

. Os nomes ainda não vazaram.


. Segundo Costa, as propinas eram de 3% sobre o valor de cada contrato. "O esquema ia do terceiro escalão até a cúpula da companhia", teria dito ele, segundo as primeiras informações. Promessa de apertar o botão de uma bomba sobre o Congresso vai sendo cumprida.

. Há boataria forte de que Veja viria com revelações maiores em sua edição deste final de semana. 

Projetos imobiliários ganham nomes inspirados na internet


Construtoras lançaram empreendimentos com nomes 'selfie' e 'follow'.
Especialistas dizem que escolha tem apelo com público mais jovem.

Karina TrevizanDo G1, em São Paulo
Anúncio da Atua Construtora, que lançou projeto imobiliário voltado ao público jovem (Foto: Divulgação)Anúncio da Atua Construtora, que lançou projeto
imobiliário voltado ao público jovem
(Foto: Divulgação)
Park, village, tower, garden... Esses termos em inglês se tornaram muito comuns entre os nomes de lançamentos imobiliários. Porém, para fugir de tantos nomes parecidos, empreendimentos recentes apelam o universo da internet. "Selfie" dá nome a projetos em São Paulo e em Curitiba. A capital paulista tem ainda o "Follow". O alvo, é claro, é o público jovem.
A Atua Construtora, que está à frente do "Selfie São Paulo", na Vila Prudente, Zona Leste, mira em pessoas em busca de seu primeiro apartamento. O nome, segundo a construtora, remete à ideia de “compartilhar bons momentos". A campanha publicitária foca nas redes sociais em ações de marketing. Nas primeira semanas após o lançamento, eram oferecidas capas de celular personalizadas para os clientes que enviaram suas selfies.

"As redes sociais estão se tornando grandes ferramentas de negócios. Por isso, em vez de tentar adivinhar, a Gafisa perguntou para as pessoas o que elas queriam. Mais de três mil ideias foram sugeridas e, depois de testadas, a companhia selecionou as mais interessantes e viáveis", afirma Octavio Flores, diretor de negócios da construtora. "Uma das usuárias sugeriu uma piscina com borda infinita na cobertura. Achamos a ideia muito bacana e decidimos criar o Sky Pool, um dos grandes destaques do edifício", exemplifica.
Para lançar o “Follow”, no Brooklin, na Zona Sul de São Paulo, a Gafisa diz que recorreu ao Facebook, apesar de o termo, que significa "seguir", também ser uma ferramenta popularizada pelo Twitter.
Em Curitiba, no bairro do Cabral, a Tecnisa tem o projeto do “Selfie Cabral”. O site da campanha de divulgação diz que o ele é um "retrato da vida que você merece no bairro que você ama e conhece, com as pessoas que você reconhece". O empreendimento ainda não tem previsão de lançamento. Procurada pelo G1, a Tecnisa não quis se pronunciar sobre a escolha do nome.

Nomes definem o público, dizem especialistas
Cyro Naufel, diretor de lançamentos do Sindicato de Habitação de São Paulo (Secovi-SP), diz que ninguém compra ou deixa de comprar um apartamento por causa do nome de um empreendimento, mas ele ajuda a construtora a definir o público alvo. “Isso vale tanto para um ‘Selfie’ quanto para um ‘Residencial das Flores’”, afirma.
Para o projeto 'Follow', Gafisa buscou opinião de clientes no Facebook (Foto: Divulgação)Para o projeto 'Follow', Gafisa buscou opinião de
clientes no Facebook (Foto: Divulgação)
Naufel diz que, além de definir o público, o nome também tem a função de evidenciar as características do produto. “Quem vai entender o que é ‘selfie’ é um cara entre 25 e 40 anos, e é com esse cara que se quer conversar. O que se quer falar para ele é de um produto moderno, onde vai ter uma área de ambientação provavelmente com wi-fi, em uma localização cosmopolita. Isso tudo é voltado para um público single (que pretende morar sozinho) ou um casal jovem”, diz Naufel.
Celio Placer, professor de marketing e planejamento estratégico da FIA (Fundação Instituto de Administração), complementa que “o nome só tem validade quando vem acompanhado das características do produto” que ele sugere.
O “Follow”, da Gafisa, por exemplo, conta com área comum com wi-fi, além de TV interativa e som ambiente com playlist exclusivo do edifício. A Atua informou que o "Selfie São Paulo" não conta com recursos parecidos. Já a Tecnisa não divulgou informações sobre tecnologia em áreas comuns do "Selfie Cabral".

Tamanho dos apartamentos
Naufel diz que o tamanho dos apartamentos com nomes inspirados na internet também apontam para um direcionamento específico para o público jovem. “Você não vai fazer um apartamento de 300 metros quadrados e 4 suítes para chamar de ‘selfie’, porque nesse caso estaria mirando uma família mais adulta, não é o primeiro apartamento da pessoa, provavelmente tem filhos mais velhos”, diz.
Você não vai fazer um apartamento de 300 metros quadrados e 4 suítes para chamar de ‘selfie’, porque  estaria mirando uma família mais adulta"
Cyro Naufel, diretor de Lançamentos do Secovi-SP
O “Selfie São Paulo” tem opções que variam de 40 a 74 metros quadrados. O “Follow”, de 47 a 74. Já o “Selfie Cabral” projeta unidades maiores, de 117 a 139 metros quadrados.
Celio Placer, professor de marketing e planejamento estratégico da FIA (Fundação Instituto de Administração), explica um apartamento lançado com apelo ao público jovem geralmente “não tem grandes dimensões, porque as gerações mais jovens ainda são minimalistas”. Porém, o especialista acrescenta que pode haver opções de apartamentos que sejam maiores e, mesmo assim, voltados a consumidores de menos idade. “Você tem o segmento do público mais jovem, mas pode subdividi-lo entre aqueles que têm bastante dinheiro, algum dinheiro e pouco dinheiro”, explica.

“Dentro do segmento ‘jovem’, você tem o jovem que tem muito dinheiro e tem uma namorada, ou que já tem filho, ou que vai levar a mãe para morar junto, ele pode comprar para investir. Ou ainda o minimalista que prefere opções menores, o que não quer dizer necessariamente que ele não tenha dinheiro”, diz o especialista.

PT em alerta com delação premiada de ex-diretor da Petrobras


A cúpula do PT está em alerta com a delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso em março na Operação Lava Jato, da Polícia Federal. O temor de integrantes da campanha de Dilma é que haja vazamento do conteúdo antes da eleição.
Com potencial explosivo, o assunto tem sido monitorado por alguns petistas. A informação é que Paulo Roberto tem prestado esclarecimentos há duas semanas. E que nesses depoimentos já citou nomes de executivos de grandes empresas e até mesmo de empreiteiros, além de políticos influentes do PP, PMDB e do próprio PT. Esses políticos recebiam repasses dos contratos firmados pela Petrobras.
A avaliação no PT é que o depoimento de Paulo Roberto Costa pode criar forte desgaste na campanha de Dilma Rousseff. A maior preocupação é que haja divulgação do depoimento com denúncias sobre a existência de caixa dois de campanha e do financiamento de políticos aliados.

Paulo Roberto assumiu a diretoria de Abastecimento da Petrobras, ainda no primeiro governo Lula, por indicação do ex-líder do PP deputado José Janene (PR) , já falecido. 

Delação de Paulo Roberto Costa será encaminhada para Supremo homologar


A delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa será encaminhada ao ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, para que seja homologada.
A delação de Paulo Roberto criou um ambiente de pânico no meio político de Brasília, já que ele citou nominalmente políticos do PP, PMDB e PT. Como revelou o Blog, o PT já teme reflexos desse escândalo na campanha presidencial.
O ministro Teori Zavascki não é obrigado a aceitar os termos da delação premiada negociada com Paulo Roberto, pelo juiz federal Sérgio Moro. Mas alguns advogados que acompanham o caso reconhecem que todo o processo foi muito bem conduzido pelo juiz Moro. Até mesmo o procurador geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Paraná um subprocurador para acompanhar o caso.
As primeiras informações indicam que Paulo Roberto denunciou o envolvimento de dezenas de deputados e senadores no esquema de desvio de recursos da Petrobras. No depoimento, ele revela que parte do corpo técnico da estatal “está na folha de pagamento de empresas fornecedoras da Petrobras”.
Nesses depoimentos, ele já citou nomes de executivos de grandes empresas e até mesmo de empreiteiros. Os políticos recebiam repasses dos contratos firmados pela Petrobras.
Paulo Roberto Costa decidiu denunciar todo o esquema de irregularidade na Petrobras depois que ficou abalado psicologicamente. Ele foi submetido a regras rigorosas dentro da prisão. Nas últimas duas semanas, depois que decidiu colaborar com a Justiça, Paulo Roberto já teve a situação interna flexibilizada.

Paulo Roberto foi pressionado pela família para fazer a delação premiada. Em março deste ano, ele foi preso na Operação Lava Jato. Documentos apreendidos pela Polícia Federal indicam que o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras – cargo que ocupou de 2004 a 2012 – que ele arrecadava recursos para políticos com grandes empresas fornecedoras da Petrobras. 

Petrobras: A lista dos políticos delatados por Paulo Roberto Costa

A edição da revista Veja que começou a circular traz o nome dos seguintes políticos envolvidos com negócios sujos da Petrobras:
Edison Lobão, ministro das Minas e Energia, PMDB
João Vaccari Neto, secretário nacional de finanças do PT
Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara dos Deputados, PMDB
Renan Calheiros, presidente do Senado, PMDB
Ciro Nogueira, senador e presidente nacional do PP
Romero Jucá, senador do PMDB
Cândido Vaccarezza, deputado federal do PT
João Pizzolatti, deputado federal do PT
Mario Negromonte, ex-ministro das Cidades, PP
Sergio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro, PMDB
Roseana Sarney, governadora do Maranhão, PMDB
Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco, PSB - morto no mês passado em um acidente aéreo
Na época em que era diretor da Petrobras Paulo Roberto conversava frequentemente com o então presidente Lula, segundo contou à Polícia Federal.


CHARGE DO CÍCERO


Podem ir se preparando…

charge_divida_publica1

DEPENDENTES - HÉLIO GARCIA


Hélio Garcia


Um contribuinte do Ceará teve sua declaração rejeitada pela Receita Federal porque, aparentemente, respondeu a uma das questões incorretamente.
Em resposta à pergunta: “Você Tem Dependentes? ” o homem declarou:

40.000 imigrantes ilegais; 1.000.000 viciados; 20 milhões a quem eu pago Auxílio Preguiça; 1.500.000 criminosos em prisões, 100.000 ONGs, além de uma porrada de facínoras, ocupantes de cargos públicos comissionados, políticos em Brasília, Estados e Municípios; e, ainda, o pior de todos eles, os habitantes de Cuba, principalmente, 6.000 “Médicos Escravos” e todos os portuários de Porto Mariel, mais uma dezena de países com ditaduras na África e na América do Sul, sem falar da quenga do Lula – Dona Rose que perdeu a boquinha em SP; e seu filho Lulinha (de limpador de merda de elefante, em Zoológico, em 2002), a grande pecuarista, em 2010 ou melhor, em 8 anos de “Desgoverno Lula”.

A Receita afirmou que o preenchimento que ele fez no IR era inaceitável.

Sua resposta à Receita foi:

– Inaceitável??? Puta que pariu, e quem foi que eu esqueci???

OUTROS TEMPOS


João Bosco Leal


WOOWPWI8H85JxWdMtyAbKaLU3J86CQreQ19CQs8hUTTYXvlEgQsCVwF2Pn4S5O4LS1DyXOIECRRxLl7ubk59JMZDqPA=s0-d-e1-ft

Sou de um tempo em que, diferente do que ocorre atualmente, os pais realmente educavam seus filhos. Tenho certeza de que foram os pequenos detalhes de que hoje me lembro, que me fizeram ser quem hoje sou e também que me deram a orientação de como educar os filhos que tive.

Ninguém chamava os mais velhos por “você”, ou ousava estar fora da mesa das refeições quando o pai se sentava. O horário para ir para a cama era inflexível e interromper uma conversa ou chegar perto da sala onde dois ou mais adultos conversavam era impensável, pois era surra na certa.

Entre os cinco irmãos, por diversas vezes apanhamos todos, para não denunciar aquele que realmente tinha motivos para receber o castigo, porque se alguém denunciasse, apanhava também para aprender a não denunciar o irmão.

Lembro-me perfeitamente de uma surra coletiva porque um de nós havia retirado os botões de uma capa de chuva de minha mãe para utilizá-los nos jogos de botão. Era uma capa importada da Itália, de nylon, que ela havia ganhado de meu pai há pouquíssimos dias e crianças, quem retirou os botões o fez com uma tesoura, deixando um buraco no local onde havia cada um deles, inutilizando assim a capa.

A proibição de denunciar um irmão era levada tão a sério que hoje, sinceramente, nem lembro quem retirou o jogo de botões da capa, mas sim que os três meninos apanharam por causa disso. Quando fazíamos algo errado éramos chamados para apanhar com os pais já com a cinta ou a sandália na mão e ninguém corria de uma surra, pois se fizesse isso, certamente apanharia mais.

Na conjuntura atual, onde normalmente o casal trabalha fora, os pais saem de casa cedo e deixam os filhos aos cuidados de uma funcionária que, sabe-se lá como foi educada, se foi, ou o que pensa sobre educação. Voltam já à noite e, assim, não acompanharam o que, quando, quanto e como seus filhos comeram, estudaram, viram na televisão ou tiveram acesso aos jogos eletrônicos, ou seja, não os educam.

Além disso, psicólogos, terapeutas e ultimamente até o governo resolveram interferir na educação dos filhos de um casal, instituindo até leis, como a que ficou conhecida como a “lei da palmada”, o que imagino ser um risco para o futuro da sociedade como um todo.

O resultado é o que vemos diariamente na imprensa: filhos desrespeitando, gritando e até agredindo seus pais e professores, fazendo exigências, só aceitando o que os pais querem em troca de algo, o aumento exponencial do uso de drogas, gravidez infantil e muitas outras coisas impensáveis para quem possuiu pais realmente interessados em educa-los e não simplesmente em negociar sua tranquilidade.

Meus pais puderam me impor uma educação que entendiam ser a melhor possível e, assim, aprendi a respeitar os mais velhos, começando por chama-los de senhor e senhora, a base da estrutura social e de respeito aos mais velhos.

Eu não faria com meus filhos experiências cujos resultados só seriam observados depois de aproximadamente trinta ou quarenta anos, quando estes já teriam os próprios filhos, e os reparos que se fizessem necessários já não fossem possíveis.

Agradeço por ter nascido em outros tempos, quando meus pais me impuseram uma educação que resultou em honestidade, caráter, dignidade e hombridade.

João Bosco Leal*    www.joaoboscoleal.com.br
*Jornalista, escritor e empresário