sábado, 16 de novembro de 2013

Hey Jude - Paul McCartney, Elton John, Eric Clapton, Sting, Phil Collins...

CAIXA financia 90% da casa própria para imigrantes brasileiros

|  fonte: AcheiUSA

Demanda de compra da casa própria no Brasil aumentou 70% nos últimos três anos

noticias  : CAIXA financia 90% da casa própria para imigrantes brasileiros
CEF ajuda imigrante a comprar imóveis
Aquele sonho de um dia retornar ao Brasil e o medo de não saber para onde ir quando chegar à terra natal pode ser resolvido com o programa Crédito Imobiliário ao Imigrante oferecido pela Caixa Econômica Federal. Em andamento desde 2010, somente para os brasileiros residentes nos Estados Unidos, o programa tem crescido ano a ano, passando de 800 pedidos para 1300, em 2012. Crescimento de 70%.
“Observamos que mesmo que as pessoas estão aqui há anos, sempre pensam em voltar e ainda sonham com sua casa no Brasil. Esse programa ajuda a planejar esse retorno além de ser um investimento”, explica o superintendente da Área Internacional, Fabio Soares da Silva. Ele comanda o único escritório de representação na CEF nos EUA, localizado em New Jersey.
Além da facilidade de fazer toda a transação nos EUA, a CEF garante financiamento de até 90% do imóvel no Brasil para aqueles que declaram o imposto de renda nos Estados Unidos, e oferece até 35 anos para pagar. Para aqueles com renda informal e que nunca declaram seus ganhos ao fisco americano, a CEF oferece linha de crédito de até 60% do valor da casa própria e 15 anos para quitar.
O imposto de renda americano é o pré-requisito que divide o programa em duas categorias. A primeira – aqueles que pagam as taxas nos EUA preenchem a documentação necessária junto ao escritório em New Jersey, comparecem ao consulado brasileiro mais próximo, autenticam alguns documentos e assinam uma procuração dando poderes a uma pessoa no Brasil para comprar o imóvel em seu nome.
A partir daí, o pagamento é feito nos EUA. “Nós não somos um banco aqui nos EUA, por isso temos uma agência de envio de dinheiro cadastrada para as remessas”, revela o superintendente.
A outra possibilidade de crédito imobiliário é para aqueles brasileiros que moram nos EUA e não declaram anualmente suas taxas ao leão americano. Nesse caso, a Caixa Econômica exige que o interessado comprove renda através da abertura de uma poupança de crédito. Todo mês ele deve enviar a mesma quantia, como remessa internacional, para uma conta na CEF no Brasil, sempre usando as agências credenciadas junto ao escritório de representação nos EUA. O valor precisa ser sempre o mesmo ou superior, nunca inferior ao depósito inicial.
Após um ano de depósitos, começa-se o processo de solicitação do crédito imobiliário. O superintendente Fabio Silva lembra que em ambos os casos, com ou sem comprovante de pagamento de imposto nos EUA, a CEF exige que o brasileiro comprove ter o nome limpo no Serasa e SPC. No entanto, oferece aos dois grupos a mesma taxa de juros, 8% a 9.5% ao ano.
Para os dois grupos de interessados no programa todo oprocesso pode ser feito dos Estados Unidos, sem a necessidade de ir ao Brasil. Os interessados devem entrar em contato com o escritório de representação da CEF em New Jersey pelo telefone (201) 633-8666 e ou ereua@caixa.gov.br.
Fonte:  AcheiUSA  - Joselina Reis