domingo, 11 de agosto de 2013

a Corretores de Imóveis e Imobiliárias? CRM serve para Corretores de Imóveis e Imobiliárias?



CRM serve para Corretores de Imóveis e Imobiliárias?
CRM já era. Agora o lance é o KMOAM. 

Adoro ministrar cursos e palestras! Isto nos obriga a reler livros e artigos, recontar velhas histórias, repaginar exemplos. É muito bom!

Semana passada foi curso deVendas Consultivas. É óbvio que os temas de CRM e BI permearam boa parte das conversas e exemplo.

Eu uso ferramentas de CRM desde 1993, quando conheci o ACT!. Na mesma época que conheci e comecei a usar as metodologias de Vendas Consultivas, primeiramente com a metodologia de Funil de Vendas de Dale Carnegie e depois com o Solution Selling, certificação que fiz pela IBM Brasil e novamente pela Davox Corp.

Depois disto, conheci montes de ferramentas de CRM, pagas, open source, nas nuvens, no IPAD, no MacOS, ferramentas simples, outras super complexas e mega integradas.

Mas para te ser sincero, vi muitos poucos vendedores usarem estas ferramentas em seu dia a dia, como ferramenta de trabalho. Também vi muitos poucos gerentes de vendas usando estas ferramentas para gestão de pipeline e forecast. A maior parte dos vendedores fazem todo seu trabalho via: e-mail, editor de textos e planilhas. E obviamente usam o CRM apenas para registrar a oportunidade e garantir que o lead seja “seu”. Como as empresas colocam certos gatilhos no CRM, os vendedores se defendem fazendo umas atualizações “para-inglês-ver” para reativar o lead e mantê-lo como “seu”. Vi vendedores com planilhas sofisticadíssimas de gestão de vendas, mas não usavam o CRM em sua potencialidade. 

Então para que serve o famigerado CRM, ou para os íntimos, o “Customer Relationship Manager“, ou seja, O Gerenciamento do Relacionamento com os Clientes?

Ao meu ver é uma ferramenta extremamente útil para o dia a dia. Uso este conceito há séculos. Dou aula, faço consultorias, vendo e implemento projetos. É claro que funciona. Mas …. fazendo uma grande reflexão …. tentando entender porque o time de vendas não usa e prefere usar planilhas, entendi que a maioria dos softwares de CRM são uma grande porcaria, um monte de telas sem sentido e sem objetivo. Eu não usaria quase nenhum deles, e não recomendo quase nenhum deles nas minhas Consultorias de Seleção de Software e Tecnologias. Demorei um monte de tempo para encontrar um CRM que se aproxima muito do que gosto para a plataforma MacOS, mas mesmo assim …

Por isto estou lançando este novo conceito – Abaixo o CRM, Viva o KMOAM! 

Afinal, o que é o KMOAM – Nada mais do que “Kick-My-Own-Ass Management” - ou "Chute-minha-própria-bunda em referência a uma automotivação. Agora entenderam o significado da coisa? Isso mesmo. O KMOAM é uma mistura de software com autoajuda. É o Yin-Yang dosSales Management.

Veja só. Eu administro em torno de 100 a 200 iniciativas. Entre estas iniciativas estão projetos de vendas, seminários, cursos, implementações, atividades sociais, consultorias, coaches e tantas outras atividades. Cada iniciativa desta gera dezenas de atividades, reuniões, telefones, propostas, cartas, laudos, relatórios, emails, posts, e etc. Como ser produtivo? Fácil, a tecnologia KMOAM veio para resolver esta questão.

Basta um software que te ajude a lhe dar um pontapé no traseiro de forma organizada para que você consiga orquestrar a evolução de suas atividades. No final das contas, o que temos que fazer é exatamente isto, “ter um conjunto de métodos que te ajudam a encadear as atividades e ajudar a organizar a agenda, e conseguir fechar as atividades de forma rápida e com menor custo possível”.

O KMOAM precisa também de um bom método de GTD (Get Things Done do Paul Allen ou similar -Realizar as Atividades). Uma forma de organizar o caos, dar prioridades, selecionar o que vai fazer e engavetar o que não vai fazer. Ter um lugar para guardar suas pesquisas, sim uma Wiki com GED, misturando com o Evernote.

Mas ainda precisaria de uma pitada de Gestão por Workflow e Gestão de Documentos, porque afinal de contas, ter um CRM e depois guardar arquivos separados de atas de reunião, laudos, projetos, propostas e etc. Inventar código para nomear arquivos, nomear diretórios – não é fácil.

Adoraria ver tudo isto funcionar com Tags (para os aficionados em Mac da Apple, como eu). Imaginou? Faço uma busca do projeto “A”, e tenho uma lista dos arquivos, emails, ToDos, Agendas, Cadastros e etc. Uma busca em todos estes elementos e obtenho uma listagem única?

Já imaginaram tem um cliente de email integrado ao CRM? Todo email recebido é catalogado em seu devido projeto, ou na proposta ou navenda? Quero os emails relativos a um negócios, e consigo uma listagem com a conversação toda estruturada? Aliás escrevi um artigo uns anos atrás chamado “Morte ao email, viva os processos.”.

Formulários próprios para montar Atas de Reunião, com workflow associado. Você abre uma oportunidade de venda de software e o sistema já te traz todos os passos da venda, personalizado (conhece o conceito de Sales Operations?)? Depois você só precisa organizar os recursos e tempo para executar esta atividade, e ainda o sistema fica te avisando e organizando sua agenda? Perfeito. Cartas que podem ser personalizadas e enviadas de acordo com as atividades. Por exemplo, fazer uma reunião e depois mandar a ata para todos, de forma simples, sem arquivo de editor de texto anexado no email. Guardado dentro do sistema, com acesso via tablet e smartphone e o cliente com acesso via cloud. 

Posso usar a cabeça e pensar em projetos sob demanda dos clientes sem ter que me preocupar em perder o prazo de determinada atividade.

Eu já escrevi num outro artigo sobre o CRM Operacional , que é o “CRM de Errar Menos com o Cliente”.

Mas o que isto tem a ver com Corretores de Imóveis?
Ao meu ver, tudo. O mercado de corretagem está iniciando uma nova fase, a da profissionalização.
Estou vendo pessoas de todas as profissões se unirem a este mercado trazendo nova visão, cultura e exigindo ferramentas de alta performance como tinham em outrosmercados.
Em pouco tempo as imobiliárias, especialmente as pequenas deverão ter ferramentas de gestão de clientes implementadas.

Essa máxima que corretor "ganha por ano" é uma grande bobagem e um dogma que rapidamente vai ser extinto, é o que chama os de "Crença Limitante" - ou seja, uma crença arraigada em você ou no mercado que te faz ter, inconscientemente, uma limitação. Você não percebe e nem quer esta limitação, mas ela existe e fala mais alto, porque está no inconsciente.

Um corretor de imóveis te que busca homogeneidade nas vendas, ou seja, deve vender bem o ano todo e não em picos. Claro que existem mercado como o de lançamentos que são afunilados na época do lançamento, mas tudo tem que ser planejado.

Uma ferramenta de CRM irá ajudar o corretor a organizar todas as suas atividades e não perder nenhum compromisso.





Texto escrito por:
Luis Fernando Gardel Deak
TOPCEO Consultoria
CEO, Consultor e Corretor de Imóveis
www.topceo.com.br

9 BANHEIROS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

Você provavelmente conhece aquelas listas todas que as pessoas fazem com lugares que você precisa visitar, sensações que precisa experimentar, músicas que tem que ouvir e por aí vai.
Fizemos uma coletânea de “coisas que preciso fazer antes de morrer”, e trouxemos para vocês uma seleção de banheiros que você deve que conhecer e usar antes de morrer.
1 – Isso é ouro, que vale mais do que dinheiro
Assim que você descer do seu avião de diamantes em Hong Kong, não deixe de fazer um passeio básico nesse banheirinho mais ou menos, todo feito de ouro e que custou US$ 29 milhões. Antes de fazer xixi nessa riqueza toda, porém, não se esqueça de colocar essas capinhas para os seus sapato, tudo para preservar o chão feito com medalhas de ouro de quase um quilo.
2 – Nas alturas
Se algumas sensações de medo fazem seu intestino reagir com certa violência, fique tranquilo, pois pode acontecer de você estar no lugar certo e na hora certa. Esse banheiro no México fica no topo de um prédio de 15 andares, em cima da estrutura que abriga o elevador do edifício.
3 – Você, o banheiro e os peixes
Acredite ou não, esse é um banheiro particular, que faz parte da casa de uma mulher no Japão. A construção extravagante, que fica praticamente em meio a um aquário gigante, custou US$ 270 mil. E aí, o que você achou dessa ideia?
4 – Sustentável
Qualquer projeto que tenha alguma preocupação com o meio ambiente já merece o nosso respeito, certo? Quando o assunto é banheiro, isso é melhor ainda, ou você acha normal a quantidade de água potável que você usa para descartar seu xixi? Nesse restaurante em Milwaukee, nos EUA, a água usada na descarga das privadas vem da chuva, a energia é solar, os sabonetes são biodegradáveis e até mesmo a tinta usada para pintar as paredes é feita com componentes orgânicos. Esse sim merece ser visitado!
5 – Futurista
Essas cabines ficam localizadas no restaurante Sketch, em Londres, que é considerado um dos melhores restaurantes do mundo. Criativo, com certeza.
6 – Reality show às avessas
Essa construção faz parte do projeto da artista londrina Monica Bonvicini. O lado de fora do banheiro é superespelhado, mas quem está dentro do ambiente pode observar a movimentação local. Moderno demais ou uma ideia interessante?
7 – Cachoeira
É assim que funcionam esses banheiros no hotel Madonna Inn, na Califórnia, que com um toque meio rústico dão a impressão de que seu xixi faz parte de uma imensa cachoeira.
8 – Autolimpante
Se você estiver em Paris, esqueça aquilo tudo sobre ir visitar a Torre, o Arco do Triunfo, o café da Amélie Poulain. Nada disso é mais legal do que esse banheiro incrível, que leva apenas 60 segundos para fazer um ciclo de lavagem completo que desinfeta todo o ambiente e deixa a situação tranquila para o próximo usuário.
9 – Radical
Esse ambiente é todo inspirado no ski jumping, que é um esporte parecido com o próprio ski, mas um pouco mais ousado e perigoso. Onde você acha que fica esse banheiro? Exatamente! No Japão, onde muitas das coisas bizarras do mundo estão concentradas.
Fonte: Dicas do Jack

PRONUNCIAMENTO, por Old Man


imagesvandalismo que continua em São  Paulo, está sendo orquestrado por forças agora não mais ocultas, que pretendem desestabilizar o governo do  Estado e demoralizar o governador que até há pouco tempo estava bem na frente nas pesquisas. Não precisa ser cientista politico para perceber claramente que esse nefasto partido PT quer a qualquer custo se apossar do Estado de São Paulo, que é a galinha dos ovos de ouro da federação. Neste pronunciamento, o general Chagas adverte que as forças armadas não pactuarão desse autêntico golpe que está sendo engendrado pelos petralhas, com o apoio evidente do  foro de são paulo e do crime organizado.
“As manifestações começam pacíficas e, de repente, tornam-se violentas, não é mera coincidência. É tudo planejado. Faz parte do ‘show’ da guerrilha urbana” (Jorge B. Ribeiro).
Caros Amigos
A chegada do PT ao poder e os dez anos de sua permanência na direção do País criaram, além do caos social, moral e econômico, a incerteza quanto ao futuro das instituições republicanas, uma vez que o partido não deixa de alimentar a intenção de transformar o Brasil numa República Socialista Bolivariana. A reação recente da sociedade nas ruas, em que pese o ‘show da guerrilha urbana’ que tenta desvirtuá-la, mostra que o povo deu-se conta dos males que representam para seu futuro o aparelhamento do Estado, do primeiro ao último escalão; o domínio completo do aparato sindical; a concentração de meios, a logística, o treinamento, o dispositivo e o incentivo dados às ações e pretensões dos chamados ‘movimentos sociais’; a concentração de recursos financeiros, visíveis e invisíveis, nas mãos dos ‘corruptos’; a cada vez mais evidente ligação do ‘ParTido’ com o crime organizado; e a coordenação e o controle exercidos pelo Foro de São Paulo sobre os horizontes de seus associados. Todo este potencial reunido nos induz a considerar a possibilidade e a probabilidade de que grandes tumultos, demonstrações de força, quebra-quebras, greves ilegais e tudo o mais que compõe o repertório destrutivo da esquerda radical venham a ocorrer, se as pesquisas de opinião indicarem com clareza a derrota de Dilma no processo de reeleição. O primeiro objetivo do tumulto será inviabilizar o pleito e o segundo será fazer crer aos desavisados e aterrorizados cidadãos de bem que a situação da ordem pública e a ‘pacificação nacional’ dependem da permanência dela e dos corruPTos no poder! Por imposição do partido, com o aplauso dos parceiros do Foro de São Paulo e com o apoio dos eternos oportunistas, no Congresso e fora dele, e dos ‘intelectuais orgânicos’, sempre a serviço da enganação, ‘as eleições serão adiadas até que haja clima favorável e seguro para realizá-las’! Esta conjectura, com certeza, alimenta as mentes insanas dos canalhas que, inebriados pela exacerbação da ambição e pela subestimação da tolerância do povo, imaginam ser possível, desta forma, a instalação definitiva da ‘ditadura do proletariado’ em Terras de Santa Cruz! Tratam-se apenas de conjecturas, apocalípticas, é verdade, mas acreditar que haja qualquer tipo de honestidade nos propósitos dos homens e mulheres que integram e apoiam o atual governo, dentro e fora do País, é, também, fugir da realidade. Seja como for, vale o alerta e fica a imagem como válida também para depois do pleito, pois, se derrotados e contrariados em seus anseios, venderão caro a estabilidade e a governabilidade, como fizeram no Rio Grande do Sul durante a administração de Yeda Crusius. Por outro lado, caso sejam ainda vencedores, premidos pelo tempo e pela caótica situação produzida por sua incompetência e reconhecida vilania, tentarão, agravando a desordem e o desmando, consolidar as condições objetivas e, com elas, introduzir a componente subjetiva do golpe. Em todos os casos, imaginam que a circunstância adversa e a ‘disciplina’ das Forças Armadas farão com que elas, para evitar uma guerra civil, aceitem e respaldem a ‘solução da casa’, ou, no mínimo, que se omitam diante do golpe. Ledo devaneio! Conhecendo e confiando em meus camaradas, sugiro aos que alimentam tais esperanças que façam uma avaliação melhor e mais realista do comprometimento das FA, porquanto, caso decidam pela quebra das estruturas legais da república, as encontrarão aliadas, como sempre, à democracia, ao seu dever constitucional e aos interesses daqueles de onde, legitima e legalmente, demanda o poder. Em nome deles, elas lhes negarão respaldo e, mais uma vez, frustrarão a traição! Que Deus nos proteja como protegeu o Papa Francisco durante sua estada no Brasil e que estas ‘conjecturas’ não ultrapassem os limites da presunção!”

Novo Código de Censura


Posted: 10 Aug 2013 06:26 AM PDT
Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Humberto de Luna Freire Filho

A palavra "ética" é retirada de novo código de conduta dos senadores porque esse princípio de moralidade não é conhecido e muito menos respeitado pela maioria dos nobres que frequentam essa pocilga denominada Congresso Nacional. Aproveitando a oportunidade, não seria a hora para outros termos de pouco significado na Casa também serem excluídos? por exemplo, falta de vergonha, falta de caráter, falta de cidadania, enfim todos os indicativos que um parlamentar deveria ter e respeitar, mas que nessa republiqueta bananal eles não as tem, portanto não respeitam.

Também foi excluído do documento a obrigação para que os parlamentares apresentem, quando empossados, declaração de bens de seus parentes até o segundo grau. Essa obrigatoriedade  sem dúvidas poria fim as roubalheiras do dinheiro público, que acontecem através dos conchavos com o Executivo e também com empresas privadas, principalmente empreiteiras das obras oficiais, arrebanhadas pelo Exu de Garanhuns, verdadeiros cartéis que transformaram o Planalto Central em um tremendo "laranjal" com a farta distribuição de propinas.

 O mais impressionante em toda essa podridão que tomou conta do Poder Legislativo, em conluio com o Poder Executivo, é que o Regimento Interno do senado é de 1970, auge da ditadura militar, e que desde então nunca foi reformado. Dedução das entrelinhas, os senadores da época entravam no Senado pobre e saiam pobres. Isso não pode mais acontecer.

Para encerrar com chave de ouro, o relator das mudanças, senador Lobão Filho, não acatou emenda que obriga a comunicação à Corregedoria de atos incompatíveis com o decoro ou com a compostura pessoal praticada pelos "nobres" fora das dependências da Casa Legislativa. Explicação macunaímica: prostitutos extramuros, nobres intramuros. É a automática metamorfose ambulante proposta pelo chefe dos chefes. O cretino que institucionalizou a corrupção no país.


Humberto de Luna Freire Filho é Médico.

Câmara pode criar a (incrível) figura do deputado encarcerado no Brasil

Augusto Nunes

Saiba quem são os parlamentares que compõem a vergonhosa galeria de cassados por desvios de conduta desde o fim da ditadura militar. E quem são os cinco deputados que deveriam integrar - logo - essa lista

Marcela Mattos e Gabriel Castro, de Brasília
Montagem dos deputados João Paulo Cunha, José Genoino, Valdemar Costa Neto e Pedro Henry
QUARTETO MENSALEIRO - Os deputados João Paulo Cunha, José Genoino, Valdemar Costa Neto e Pedro Henry, todos condenados pela Justiça, mas com gabinetes na Câmara (Dida Sampaio/Dorivan Marinho/Vagner Campos/Lindomar Cruz )
Na última quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) inovou ao rever sua posição sobre parlamentares condenados pela prática de crimes. Por seis votos a quatro, a Corte decidiu que caberá ao Legislativo deliberar pela cassação ou não dos políticos sentenciados pela Justiça. No extremo, o Brasil poderá se tornar um caso raro no qual deputados ou senadores poderão exercer seus mandatos durante o dia e dormir na cadeia.
Até o final do ano, é provável que a Câmara dos Deputados analise ao menos cinco processos de cassação de mandatos de deputados condenados pela Justiça. O primeiro da fila, inclusive, o ex-peemedebista Natan Donadon (RO), já cumpre pena no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal. Condenado por desviar 8 milhões de reais dos cofres da Assembleia Legislativa de Rondônia, Donadon se entregou à Polícia Federal no final de julho, mas uma placa ainda aponta como seu o gabinete 239 no Anexo IV da Câmara. Ele perdeu o direito ao salário, aos benefícios e assessores, mas, juridicamente, ainda é um parlamentar eleito pelo estado de Rondônia. A manutenção do mandato garante algumas (poucas) regalias para Donadon: ele permanece em uma cela isolada no presídio, sem convívio com os demais detentos. 
Na sequência, a tendência é que a Câmara tenha de deliberar sobre o futuro do quarteto de mensaleiros: João Paulo Cunha (PT-SP), José Genoino (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto (PR-SP). Durante o julgamento do mensalão, o STF votou pela perda imediata dos mandatos. Mas, com a recente virada no posicionamento da Corte graças aos votos dos ministros novatos Teori Zavascki e Luís Roberto Barroso, esse cenário pode mudar: caberá, agora, aos deputados decidirem sobre os mandatos dos quatro mensaleiros. Ou seja, dado o histórico de corporativismo e complacência com desvios éticos, tudo pode acontecer.
O último parlamentar que perdeu o mandato na Câmara foi em 2006. O ex-presidente do PP Pedro Corrêa (PE), que comandava o partido quando o mensalão operava a todo vapor, deixou o Congresso pelas portas dos fundos junto com José Dirceu (PT-SP) e Roberto Jefferson (PTB-RJ). Desde então, foram abertos 89 processos de cassação de mandatos no Conselho de Ética. Todos os congressistas saíram ilesos. O maior exemplo da blindagem dos parlamentares aconteceu em 2006, na chamada Máfia dos Sanguessugas: 69 deputados envolvidos no esquema de desvio de verba pública para compra de ambulâncias escaparam de punições - a maioria foi poupada em plenário e, alguns, optaram por renunciar aos mandatos e poder disputar as eleições seguintes.

No Senado, só dois cassados

O Senado, que por muitas décadas manteve uma imagem mais positiva do que a Câmara, passou a lidar com escândalos políticos rotineiros nos anos 2000. O primeiro parlamentar cassado pela Casa foi Luiz Estevão (PMDB-DF). Perdeu o mandato quando veio à tona sua participação no desvio milionário nas obras do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo, em 1999.
Em 2001, dois senadores tiveram de renunciar para não perderem o mandato: José Roberto Arruda (então no PSDB) e o baiano Antônio Carlos Magalhães (PFL). Eles haviam participado da quebra do sigilo do painel eletrônico que registra as votações do Senado. No mesmo ano, Jader Barbalho (PMDB-PA) renunciou para não ser punido, após ser flagrado envolvido no desvio de verbas da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).
Em 2011, foi a vez de Demóstenes Torres (DEM-GO) perder o mandato por cassação. Ele foi flagrado mantendo conversas e negociações nada republicanas com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.
Muitos outros casos surgiram sem que os acusados perdessem o cargo - José Sarney (PMDB-AP) e Renan Calheiros (PMDB-AL) sabem disso muito bem. Na última semana, o STF credenciou mais um candidato à cassação: Ivo Cassol (PP-RO), condenado pelo Supremo a quatro anos e oito meses de prisão. A perda do mandato será avaliada pelos senadores.
O atual presidente do Conselho de Ética, deputado Ricardo Izar (PSD-SP), diz que o voto secreto em plenário é o principal culpado pelas absolvições em massa: "Enquanto não se adotar o voto aberto na Casa, vão continuar esses números ruins".
Outro exemplo recente de parlamentar absolvida em flagrante cena de corrupção foi a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), filha do ex-governador de Brasília, Joaquim Roriz. Ela aparece em um vídeo recebendo 50 mil reais de Durval Barbosa, delator do chamado mensalão do DEM. Por entenderem que o episódio aconteceu antes de assumir o mandato na Câmara – a cassação foi analisada em 2011 e a gravação havia sido feita em 2006 -, Jaqueline foi absolvida por seus colegas.
Também foi absolvido pelo plenário o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP). Em 2005, os deputados o consideraram inocente na denúncia de que havia recebido 50 mil reais do operador do mensalão, Marcos Valério. Sete anos depois, o STF o condenou a nove anos e quatro meses de prisão. Provavelmente, Cunha voltará a ser julgado em plenário.
Os 17 cassados – Desde a redemocratização do país, apenas 17 parlamentares tiveram a degola aprovada em plenário. O caso mais emblemático aconteceu em 1994, em um dos maiores escândalos de corrupção do Brasil. A CPI dos Anões do Orçamento, nome dado em alusão à estatura dos parlamentares envolvidos, descobriu um esquema de desvio de recursos do Orçamento da União para empresas relacionadas a deputados, senadores, ministros e governadores. Seis deputados envolvidos no caso foram cassados.
Outra cassação que não poderia passar impune foi a de Hildebrando Pascoal (PFL-AC). O parlamentar foi apontado como o comandante de um grupo de extermínio responsável pela morte de mais de sessenta pessoas. Não apenas a quantidade de assassinatos espanta. Em um dos casos que revelam o nível crueldade com o qual agia, ele ganhou o apelido de Homem da Motoserra – uma referência à arma utilizada no crime. Hildebrando foi condenado a mais de cem anos de cadeia.  
O ex-deputado Sérgio Naya também se destaca na lista de parlamentares cassados. Ele perdeu o mandato em 1998, depois que parte do edifício Palace II, construído por uma de suas empresas na capital fluminense, desabou. Oito pessoas morreram e a tragédia poderia ter sido maior - um segundo desmoronamento ocorreu quando o prédio já havia sido evacuado. As investigações mostraram erros grosseiros na execução da obra. O concreto empregado, provavelmente produzido com areia de praia, se esfarelava facilmente. Naya foi cassado pelos colegas por um placar de 277 votos a 163.

Britânico constrói casa hobbit no País de Gales com baixo impacto ambiental


Simon Dale usou os recursos da própria floresta para a estrutura e materiais descartados para os acabamentos

Estar totalmente em integração com o ambiente ao redor foi a principal diretriz na construção da casa com estilohobbit, no País de Gales. A construção foi feita com pedra e lama nas paredes, madeira da própria floresta do entorno e palha, que é um bom isolante térmico. E mais, toda a estrutura da casa teve um custo de somente 3 mil libras esterlinas, que é a moeda do Reino Unido, o que equivale a aproximadamente 10 mil reais, e foi feita em três meses. 
 casa hobbit
A simplicidade da casa hobbit está em todos os detalhes: quem construiu a estrutura foram o idealizador Simom Dale e seu sogro, com ajuda de amigos e pessoas que passavam pela região. E os instrumentos utilizados foram somente martelo, serra e uma ferramenta para entalhar madeira. 

Segundo Dale, “a casa foi construída com o respeito máximo ao meio ambiente, o que proporcionou uma chance única de viver por um tempo em meio à natureza enquanto nós trabalhamos na floresta ao redor da casa fazendo a gestão florestal ecológica”. 

Dos itens da residência, destaque para a claraboia no telhado, que permite a entrada de luz natural, o banheiro de compostagem, a argamassa de cal nas paredes, que demanda pouca energia na fabricação comparado ao cimento, fardos de palha no chão, nas paredes e no teto, responsável pelo isolamento térmico, o carvalho da própria floresta que serviu de base para toda a obra, e uso de materiais descartados para os acabamentos, fiação e canalização. 
 casa hobbit


 
 casa hobbit


 
 casa hobbit


 
 casa hobbit


 
 casa hobbit


 
 casa hobbit

FÁBULA: GRATIDÃO – FORMIGA E A POMBA


Uma formiga foi até a margem de um rio com o propósito de matar a sede, mas a força da correnteza acabou arrastando a formiga, e ela estava preste a afogar-se, quando uma pomba, que assistia a cena do galho de uma árvore, arrancou uma folha e a jogou no rio, junto à formiga que, pulando sobre ela, flutuou em segurança até a margem.
Pouco depois, um caçador de pássaros apareceu e, armou um alçapão com o propósito de pegar a pomba. A formiga, percebendo a intenção do caçador, deu uma mordida no pé dele. Então, com a dor da mordida, o caçador caiu ao chão, destruindo a armadilha… e com o barulho, a pomba levantou voo e escapou.

OS BURROS, AS CARGAS DE SAL E AS ESPONJAS


Os burros, as cargas de sal e as esponjas
Um velho fazendeiro chamou seus dois burros para transportar duas cargas importantes.
- Tenho aqui um saco de sal e cinco sacos de esponjas para serem levados até a cidade. Cada um deve pegar uma das cargas e por-se a caminho.
O primeiro burro, que se considerava o mais esperto, logo apoderou-se da carga de esponjas dizendo: – Eu leva esta carga que é cinco vezes maior que a outra.
O segundo burro pegou a carga de sal que lhe sobrara e foi estrada a fora amaldiçoando seu companheiro cuja carga era infinitamente mais leve.
Depois de muito caminharem chegaram às margens de um rio que deveriam atravessar. Entraram na água e ao saírem na outra margem do rio o sal havia derretido, mas as esponjas ficaram encharcadas e extremamente pesadas.
Moral da história: Muitas pessoas, que se consideram espertas, acabam sendo vítimas de suas próprias artimanhas.

OS MELHORES VÍDEOS E CAMPANHAS DE DIA DOS PAIS


Separamos os melhores comerciais relacionados ao Dia dos Pais para você.
Os dois primeiros vídeos são exemplos emocionantes que muitas vezes deixamos de enxergar em nosso pai.
O que um pai é capaz de fazer por um filho
Paciência e amor
Philips
Reflexão sobre relação de pai e filho
Zaffari Bourbon
Sprite Light
Mastercard
Kiss FM