terça-feira, 25 de junho de 2013

CHARGE DO AMANCIO


Esta charge do Amâncio foi feita originalmente para o

Carga Tributaria no Brasil: Um verdadeiro estupro!!!!

10 dicas de livros para quem quer ser empreendedor



É difícil dar dicas de livros, principalmente de dez livros, quando encontramos no mercado editorial, diversos livros bons sobre o tema empreendedorismo. Entretanto, atendendo a sugestão de alguns leitores do site, montei uma lista com dicas de livros que tenho aqui na prateleira do escritório, selecionando apenas os dez melhores na minha opinião. Espero que não só gostem da lista, como também façam uso dela, lendo esses bons livros.
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1. O Segredo de Luísa

Li na época que andava de trem indo do bairro de Campo Grande no Rio de Janeiro para o centro de Niterói, também no Rio. Na época eu sonhava ter meu próprio negócio depois de ter falhado em já três tentativas anteriores. O livro é super didático e posso dizer que é o pontapé inicial para quem pretende empreender. Entretanto, o livro é para quem está no nível básico do empreendedorismo. Não agrega muita coisa de novo, somente expõe melhor e de forma mais prática as maneiras corretas para se empreender.

2. Satisfação Garantida

Do Tony Hsieh da Zappos, empresa que vende sapatos pela internet e que surgiu depois de uma falência dele em outra empresa. O foco do livro não é ensinar a empreender, mas sim como encantar os seus clientes de forma contagiante. A passagem que mais me chamou a atenção no livro é que existem clientes da Zappos que ligam para lá para pedir indicação de boas pizzarias para os atendentes. Um caso incrível de ligação entre cliente e fornecedor como nunca vi.

3. A Startup Enxuta

O termo Lean Startup ou Startup Enxuta já está batido para quem acompanha de perto a evolução do empreendedorismo no Brasil, mas vale a leitura, principalmente para aqueles que nunca ouviram falar neste termo. Este é um tema muito importante no cenário nacional porque eu ainda vejo muito empreendedor demorando seis meses ou até um ano para testar uma hipótese de negócio. O livro irá expor conceitos bem importante sobre criação de empresas enxutas que fazem o fluxo de caixa funcionar para crescer de forma incremental.

4. Faça como Steve Jobs

Todo empreendedor deve aprender a falar bem e fazer boas apresentações de seus produtos e serviços e este livro é uma pequena bíblia sobre como se apresentar utilizando recursos que Steve Jobs, o rei das apresentações, utilizava. Ele dá vários insights sobre como melhorar a comunicação um a um bem como a coletiva, aquela onde você realiza palestras perante um número determinado de pessoas. Imprescindível para quem é da área comercial e de comunicação das empresas.

5. As estratégias do Oceano Azul

Livro excelente para quem deseja se posicionar de forma diferente no mercado como, por exemplo, o Cirque du Soleil. O livro traz estudos de casos e ensina quem precisa aprender sobre administração de empresas e posicionamento de marca, como agregar valor ao seu produto ao mesmo tempo que diminui os custos operacionais e aumenta o lucro. É ideal para quem já tem a própria empresa, seja de produto ou serviço, e precisa posicioná-la melhor no mercado.

6. Você está Louco

Ricardo Semler, autor deste livro, é o cara e mostra através da sua história empreendedora como se faz tudo diferente do “mercado” e mesmo assim assume a liderança dele. Desde o início da sua carreira empreendedora Semler já sabia que fazer as coisas “diferente” era a “diferença” e neste livro que conta mais um pouco da sua história à frente das suas empresas, é possível verificar e validar que fazer as coisas do mesmo jeito que já estão sendo feitas não é o caminho. A nova geração de empreendedores precisa mesmo ler este livro.

7. Começando com o pé direito

Quem nunca quis inciar uma entrevista ou uma apresentação da melhor forma? Ou então começar uma “paquera” do jeito certo? Para quem adora “linhagem corporal” como eu, esse livro é uma excelente oportunidade para “começar com o pé direito” e não só posicionar o seu corpo da melhor forma em várias situações como também aprender a ler o corpo das outras pessoas. Ter esse tipo de conhecimento é um bônus para quem trabalha com vendas ou recursos humanos. Se não gostar da área, ao menos experimente a leitura, pois será bem valiosa.

8. O melhor vendedor do mundo

Ler, reler e ler mais uma vez este livro que é de uma simplicidade magnífica. Quando peguei esse livro nas mãos imaginei que pudesse ser mais uma dessas bíblias de venda, cheias de termos técnicos. Pois bem, é uma bíblia de vendas, mas uma bíblia bem pequena e simples de ler sobre como fazer do amor, respeito, humildade, perseverança, entre outras virtudes, as principais ferramentas do melhor vendedor do mundo. Se você precisa de apoio na área de vendas, este livro pode lhe dar “três” empurrões em direção às tuas metas.

9. Transformando suor em ouro

Bernardinho já virou o mestre dos técnicos de vôlei e não é à toa, pois sua maneira de liderar é de longe, a melhor que já vi ou li. Ele se aproxima dos seus jogadores e joga junto com eles. Ele não fica assistindo ao jogo de camarote apenas mexendo as peças no tabuleiro. Ele participa e transforma suor em ouro como diz o título deste magnífico livro sobre liderança nos tempos atuais. Vale à pena para gerentes, líderes e gestores em geral.

10. Santos Dumont: bandeirante dos ares e das eras

Sendo brasileiro e empreendedor, não dá para falar do assunto sem citar Santos Dumont. Nesta biografia que conta a história do bandeirante dos ares, você vai se divertir um monte com as loucuras que Monsieur Dumont fez na França e as suas invenções até chegar no avião. Empolgante e vibrante, o livro me fez ter mais admiração ainda por Santos Dumont, mas principalmente me fez admirar seu pai que deu-lhe uma oportunidade que todo pai gostaria de dar ao seu filho. Excelente livro para ler na cama e sonhar voando.
Brincadeiras à parte, espero que você tenha gostado dessa lista de livros que montei com aqueles que possuo na prateleira do escritório. Se faltou algum livro que deixei passar em branco aqui na lista, por favor, compartilhe abaixo nos comentários deixando a sua sugestão. Quem sabe, numa próxima lista, a sua sugestão não entra.

De churrasqueira a sol: o que valoriza imóveis em 9 capitais

by Felipe R. Magalhães

Levantamento de portal imobiliário mostra as principais exigências dos compradores de diferentes regiões do país

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Levantamento feito por um portal imobiliário, mostra as características mais valorizadas pelos compradores em imóveis de nove capitais do país. Enquanto em Porto Alegre os consumidores fazem questão de ter churrasqueira dentro do apartamento ou no condomínio, por exemplo, em Recife um dos principais diferenciais é a fachada voltada para o nascente do sol, que evita que o imóvel fique muito quente durante o dia.
O estudo envolveu os escritórios regionais, que analisaram os principais critérios de busca dos usuários em cada capital. O resultado mostra que as preferências dos compradores têm relação principalmente com fatores como o clima e a cultura do local. Apesar de questões como preço e localização serem muito relevantes em qualquer região, eles não foram destacados porque o estudo visou ressaltar as especificidades de cada lugar.

As preferências de cada região:

Belo Horizonte (MG)

Itens e características mais buscadas: Área privativa e mais de uma vaga de garagem.
"A área privativa é como uma sala aberta, mas não chega a ser considerada como uma varanda ou terraço. O mineiro é muito social e hospitaleiro e gosta de fazer confraternizações em casa. Por outro lado, eles são muito reservados. Então, essa área privativa é uma estrutura que permite receber bem os convidados, mas com privacidade. Eles têm, inclusive, uma preferência por imóveis maiores, mesmo com menos lazer no condomínio, porque querem receber bem as pessoas e dentro de casa "

Curitiba (PR)

Itens e características mais buscadas: Mais de uma vaga na garagem, apartamentos com face norte e varanda fechada.
"Curitiba é uma das capitais mais frias do Brasil, por isso os compradores buscam apartamentos com face norte, que são mais ensolarados. Se o apartamento não recebe sol durante o dia, ele fica desvalorizado no mercado. Além disso, eles também buscam imóveis com mais de uma vaga na garagem e que possuam varanda fechada, já que a varanda aberta é pouco utilizada por causa do frio"

Florianópolis (SC)

Itens e características mais buscadas: Vista para o mar, churrasqueria e elevador.
"Em Florianópolis, os compradores de alta renda buscam imóveis de frente para a praia e localizados na zona norte da ilha, como em Jurerê. Em outras faixas de renda, são priorizados imóveis com churrasqueira. Como em Floripa moram muitas pessoas de outras regiões do sul, a cultura do churrasco lá também é forte. E por se tratar de uma área litorânea, a cidade tem muitos prédios de três ou quatro andares, que não têm elevadores, por isso ter elevador é uma exigência a mais feita na região"

Porto Alegre - (RS)

Itens e características mais buscadas: Churrasqueira no condomínio ou no próprio apartamento.
"Para o gaúcho, a cultura de churrasco é muito forte. Por isso, é fundamental que o prédio tenha churrasqueira e se ela estiver dentro do apartamento, esse é um diferencial que pode valorizar o imóvel. Enquanto em outros lugares a churrasqueria não é essencial, em Porto Alegre se o prédio não tiver churrasqueira, alguns compradores nem querem o apartamento."

Rio de Janeiro (RJ)

Itens e características mais buscadas: Infraestrutura de esportes e lazer no condominio, localização próxima a parques ou à praia.
"No Rio de Janeiro há uma cultura esportiva muito forte. Então, os compradores buscam prédios com academia, pista de corrida e imóveis que fiquem próximos a praias ou parques que permitam a prática de esportes. Isso está relacionado à cultura de vida saudável dos cariocas"

Salvador (BA)

Itens e características mais buscadas: Infraestrutura de clube no condominio.
"Em Salvador, os compradores preferem apartamentos com metragem menor do que os mais antigos para ter infraestrutura no condomínio. Tem a ver com o clima e a cultura local. A piscina é muito importante por causa do calor e o espaço comunitário no prédio é muito priorizado porque os moradores gostam de convidar familiares e amigos para fazer festas e confraternizações."

São Paulo (SP)

Itens e características mais buscadas: Localização próxima ao trabalho, mais de uma vaga de garagem e varanda.
"Em São Paulo, morar perto do trabalho é mais importante do que uma série de outras coisas. Enquanto em outras cidades os compradores trocariam uma boa localização por um condomínio com piscina e churrasqueira, os paulistanos priorizam a localização. Além disso, como há muita oferta de lazer e cultura, as pessoas não fazem questão de ter tudo dentro casa. Por outro lado, como a cidade reúne várias culturas, nesta região não existe uma caracteristica única que é essencial"

Recife (PE)

Itens e características mais buscadas: Fachadas voltadas para o nascente do sol, mais de uma vaga de garagem.
"Em Recife, os compradores procuram apartamentos com a fachada voltada para o nascente do sol e com boa área de lazer no condomínio. Por causa do clima quente, as pessoas preferem que o sol bata no imóvel durante a manhã, quando o clima é mais fresco, do que à tarde, para que o apartamento não esquente demais. E pelo tamanho da cidade, os moradores têm grande necessidade de usar carros, por isso também existe a exigência por mais de uma vaga para carros"

Fortaleza (CE)

Itens e características mais buscadas: Fachadas voltadas para o nascente do sol e área de lazer.
"As características dos imóveis mais buscados em Fortaleza são muito parecidas com as de Recife. Os compradores buscam apartamentos com a fachada voltada para o nascente do sol por causa do calor e condomínios com uma boa estrutura de lazer"
Comentário de Diego Simon, vice-presidente do VivaReal.

PROPOSTA DE DILMA É MAL RECEBIDA NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E NO CONGRESSO NACIONAL

segunda-feira, 24 de junho de 2013


Deputados, senadores e ministros do Supremo Tribunal Federal questionaram, nesta segunda-feira, a viabilidade da realização de um plebiscito sobre a convocação de uma constituinte exclusiva para debater e reforma política, proposta feita pela presidente Dilma Rousseff. O anúncio de Dilma foi recebido com surpresa por surgir em uma reunião com chefes de Executivo e não na presença de integrantes do Legislativo. A convocação do plebiscito, na forma como defendido pela presidente no discurso, teria de acontecer por meio de emenda constitucional, proposição que tem trâmite lento e precisa da aprovação de dois terços dos parlamentares na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Um ministro do Supremo destacou não haver na Constituição previsão de convocação de constituintes exclusivas, integradas não por parlamentares, mas por pessoas eleitas apenas para esse fim. Para outro integrante da Corte, essa possibilidade não está na legislação justamente para dar segurança jurídica ao País. Na visão desses ministros, a atitude seria um golpe contra a Constituição de 1988. Observam que, como o tema é amplo, seria possível mudar o sistema de presidencialista para parlamentarista, por exemplo. Carlos Velloso, ex-presidente do Supremo, classificou como “uma forma de distrair o povo que está nas ruas” o anúncio feito pela presidente. “Que o povo deseja uma reforma política, não há dúvida”, disse ele. “Deseja muito mais, que se ponha fim à gastança desenfreada e deseja reformas que aperfeiçoem o regime político e tornem mais saudável a vida das pessoas”, afirmou Velloso, que presidiu o STF de 1999 a 2001. O presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado, criticou a proposta de Dilma, destacando ser possível fazer alterações no sistema de forma mais simples: “É muita energia gasta em algo que pode ser resolvido sem necessidade de mexer na Constituição. Basta alterar a Lei das Eleições e a Lei dos Partidos". No Congresso, a proposta foi recebida com perplexidade por oposicionistas. “Todos aqueles que eu consultei disseram que, conceitualmente, está errado”, afirmou o líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO).

Quer inovar o mercado? Comece por você.



Inovações e diferenciais no mercado são constantes e surgem diante de nossos olhos a todo o momento. Mas você já pensou em inovar a si mesmo antes de querer inovar o mercado?
A procura por ideias e inovações no mercado é um ato comum nos tempos atuais. O que não se vê é a busca por inovar a si mesmo para se tornar algo diferente do que é hoje e do que é apresentado no mercado. De nada adianta querer encarar o mercado com a mesma mentalidade que ele já tem, dessa forma você se tornará apenas mais um na multidão.

Um dos episódios de maior aprendizado até hoje em minha carreira, foi quando um recrutador me disse: 'eu tenho uma multidão em minha frente, só depende de você levantar a mão e me mostrar que é diferente dos outros'. Creio que essa explicação simboliza bem o que quero passar com esse artigo.

Na competição pelas melhores oportunidades, procuramos nos apresentar da forma mais perfeita possível e assim se propor como o funcionário perfeito que o recrutador precisa. Porém o que nos faz diferente é justamente nossos pontos fortes e fracos, qualidades e defeitos do lado profissional e pessoal. A cada ponto negativo que queremos esconder, ganhamos uma desconfiança de que nossos pontos fortes são realmente verdadeiros.

Para se diferenciar dos outros candidatos, devemos buscar inovar em nós mesmos antes de querer entrar e inovar no mercado. Nunca conseguiremos pensar do mesmo jeito de todos e ter uma ideia diferente. Para ter um resultado diferente, é preciso fazer coisas diferentes.

A nossa oportunidade de inovar esta em nos comparar com nossos concorrentes e analisar o que é que podemos apresentar a mais e se destacar como uma novidade para o mercado. Podemos assim, descobrir em que ponto dar mais atenção e apresentar um diferencial no momento de encarar nossos concorrentes.

A grande maioria das inovações dos profissionais se realiza na busca de conhecimento, como por exemplo, um Contador que buscou conhecimento em criação de arte e hoje é web designer, ou um Mestre em Engenharia de Produção que também é consultor de RH - sim, eu trabalho com profissionais assim.

A grade porta para a inovação entre os demais está em buscar algo de diferente para agregar conhecimento e poder apresentar algo diferente do que já existe. Steve Jobs, por exemplo, era um apaixonado por caligrafia, algo incomum para um programador. Ele utilizou desse conhecimento para criar computadores que tinham uma caligrafia totalmente diferente do que existia no mercado. Uma inovação que torna os produtos dessa marca diferentes até hoje.

Não se trata de ser generalista, mas sim de buscar conhecimento e usá-lo de forma diferente em nossas funções. É fácil trabalhar com um contador fazendo criação de artes, já que os cálculos de impressão e montagens de layouts sempre vêm alinhados matematicamente.

Tudo se baseia na atitude de confiar em suas habilidades e se inovar a todo o momento. Como toda boa inovação, você acabará sendo copiado e este é o sinal de que está no caminho certo.

Por Gilberto dos Santos Júnior


Fonte: Administradores