terça-feira, 2 de abril de 2013

Afinal, o que é marketing imobiliário? – por Bruno Lessa


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Bruno Lessa é editor do Portal VGV (www.portalvgv.com.br), site especializado em marketing imobiliário e diretor da Marketing SIM (www.marketingsim.com.br), agência de Soluções Integradas de Marketing.
Bruno Lessa é editor do Portal VGV, site especializado emmarketing imobiliário e diretor da Marketing SIM, agência de Soluções Integradas de Marketing.
Hoje em dia, muito se fala sobre marketing imobiliário. O tema virou pauta de diversas publicações do ramo, profissão e até curso universitário. Mas, afinal, o que é marketing imobiliário?
Recentemente tive a oportunidade de ir a Brasília participar como palestrante em um congresso com profissionais do mercado imobiliário. O tema de minha palestra: marketing imobiliário. Após me apresentar, dirigi a pergunta à plateia: “Para vocês, o que é marketing imobiliário?” As respostas foram as mais diversas, como: “A criação de campanhas para venda de empreendimentos” ou “São as estratégias para conseguir atingir determinado público de um empreendimento imobiliário”, dentre outras. Enfim, todo mundo tem uma noção do que seja, mas de fato, qual o significado de marketing imobiliário?
De acordo com a American Marketing Association, “marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo”. (AMA – American Marketing Association – Definição 2008).
O que podemos perceber a partir disso é que o marketing não se limita apenas à “divulgação” conforme muita gente pensa. Evoluindo um pouco mais, podemos trazer novamente, para ilustrar, a teoria dos 4 P´s formulada por Jeremy McCarthy e imortalizada por Philip Kotler, que é o composto de marketing, ou “mix de marketing”. São eles: produto (product), preço (price), ponto de venda (place) e promoção (promotion).
Se trouxermos isto para o mercado imobiliário, podemos ver que o marketing imobiliário é o conjunto destes 4 fatores, onde “produto” seria um empreendimento imobiliário; “preço” seria a política de preço praticada; “ponto” seria a localização e “promoção”, aí sim, seriam os esforços realizados para divulgação. Percebam que são 4 pilares fundamentais para o sucesso de uma estratégia de marketing. Ou seja, não basta uma campanha publicitária bem sucedida se não houver um bom produto. Não basta um bom produto se a localização não for condizente com a sua realidade. Assim como não basta uma boa localização para um produto inadequado a ela.
Quando temos noção de que o marketing é algo bem amplo, que faz parte de uma estratégia maior, que envolve desde os aspectos fundamentais de uma organização até à forma como ela se comunica com o seu público, as nossas chances de sucesso aumentam significativamente.
Portanto, podemos definir que “marketing imobiliário é um conjunto de processos que envolve desde o desenvolvimento imobiliário, definição do projeto, processo de incorporação, estratégias de comunicação até o pós-vendas e relacionamento com clientes”. Processos estes que envolvem colaboradores, clientes, parceiros, governos e sociedade como um todo, enfim, todos os stakeholders do negócio imobiliário. Hoje, não se faz um empreendimento imobiliário sem pensar em como equilibrar todos estes itens.

A evolução do marketing imobiliário

Todos os itens deste mix de marketing têm sofrido evoluções ao longo dos tempos, principalmente impactadas pela tecnologia. Sabemos que no tocante a “Produto”, novas técnicas construtivas têm sido implantadas, reduzindo o custo e o período de obra, adaptando novos acabamentos, novos itens de lazer, dentre outros.
Já o “Preço” sempre foi e acredito que sempre será um fator especial de competitividade. Mesmo entre os produtos de valor mais alto, o preço sempre acaba sendo um fator especial na decisão de compra. E hoje, na evolução do mercado imobiliário que estamos discutindo, um item que está se tornando mais importante do que o preço, é o “crédito”. Quanto mais disponibilidade de crédito o consumidor tiver, com certeza maior será o consumo.
O item “localização” sempre foi um dos mais importantes do mercado imobiliário (isso se não for o “mais” importante). A maioria das pesquisas que realizamos com clientes de nossos clientes apontam a localização como o principal item para a compra de imóveis. Primeiro a pessoa escolhe o local, e em seguida procura um produto adequado dentro daquela região. No entanto, como está ficando cada vez mais difícil, principalmente nas grandes cidades, de se encontrar um bom imóvel acessível dentro das melhores regiões, o item “localização” tem sido “trocado” (entre aspas) pelo item “acesso”, ou seja, mesmo que a pessoa more em um bairro mais afastado, mas se ele estiver próximo ao metrô, isso é um ponto positivo.
E o item “promoção”, a parte mais visível deste conjunto de processos, que compreende todas as ações de divulgação do empreendimento imobiliário, é o que tem mudanças mais evidentes. A mudança e comportamento da sociedade tem impactado diretamente na forma como nos comunicamos, portanto devemos estar 100% atentos a tudo o que acontece na sociedade para poder adequar o produto.

A profissão de marketing imobiliário

A profissão de marketing imobiliário é uma das que mais se desenvolvem no Brasil.
Com a crescente demanda por habitação, a tecnologia acessível, a padronização de processos e o crédito farto, a construção de habitações acaba tendendo a se tornar comoditizada. Desta forma, a figura do profissional de marketing imobiliário emerge com uma grande força. Desde uma minuciosa pesquisa de mercado até o panfleto de vendas, a forma como cada produto será posicionado chega a ser tão importante quanto sua arquitetura e qualidade construtiva.
Neste contexto, grandes profissionais e empresas se destacaram nos últimos anos por terem sido pioneiros na atuação deste mercado. A contribuição que trouxeram foi valiosíssima, e a semente foi plantada. Desde então o marketing imobiliário ganhou mais importância, mais voz e mais autonomia nas construtoras, empreiteiras e afins, e com isso também estão ganhando mais dados, mais informações, mais verba. Como consequência, mais resultado.
Vender um imóvel não é como vender um bem de consumo qualquer. O marketing imobiliário possui formas peculiares de ser trabalhado. Hoje em dia os profissionais de marketing imobiliário deixaram de ser vistos como simples figurantes em um filme onde engenheiros e arquitetos sempre foram os protagonistas e estão provando que, cada um a seu posto, promover a união e a sinergia traz resultados consistentes para todos.
* Bruno Lessa é editor do Portal VGV (www.portalvgv.com.br), site especializado em marketing imobiliário e diretor da Marketing SIM (www.marketingsim.com.br), agência de Soluções Integradas de Marketing. E-mail do autor: contato@marketingsim.com.br

Dicas de livros e publicações sobre marketing imobiliário e mercado imobiliário



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Confira algumas dicas de livros e publicações sobre marketing imobiliário.

Criando Competências: Corretagem Imobiliária e Marketing Imobiliário Integrado

(Ari Travassos)
Esta obra pretende oferecer um fundamento teórico ao mercado imobiliário, baseado na experiência profissional do autor. Pretende ainda promover uma reunião das matérias  que  compõem o conjunto de assuntos necessários ao desenvolvimento acadêmico dos corretores  de imóveis,  que deverão ser  utilizadas nas Faculdades de Gestão de NegóciosImobiliários, além de servir de material teórico para os cursos de TTI –Técnico em Transações Imobiliárias.
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livro-casos-e-casos-marketing-imobiliário-integrado-ari-travassosCasos & Casos : Marketing Imobiliário Integrado

(Ari Travassos)
Esta obra está destinada à narrativa de alguns casos de consultoria técnica demarketing imobiliário, realizados pelo Instituto Ari Travassos de Marketing Imobiliário, na pessoa do autor deste livro, e tem por principal objetivo atender as necessidades de um mercado carente dessa matéria, pois como sabemos, o marketing (MKT), na especialidade imobiliária, é novo, muito novo, estando afastado de toda a teoria acadêmica da cadeira do marketing (MKT) ensinado nas faculdades.
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Ganhe Muito Mais - Marketing Imobiliário - Compra e venda de imóveis

Ganhe muito mais – Marketing imobiliário – Compra e venda de imóveis

(Ari Travassos)
É uma obra destinada para os profissionais estudarem as mais modernas técnicas de corretagem imobiliária. Nela o autor faz uma análise critica dos principais temas da profissão.
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Dicas & Segredos - Compra e venda de imóveis

Dicas & Segredos: Compra e venda de imóveis

(Ari Travassos)
Este é um livro que tem como finalidade o desenvolvimento técnico/profissional dos corretores de imóveis e é considerado em todo país, como a “Biblia dos Corretores”.
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.Como Comprar e Vender Imóveis - Informações e Soluções

Como Comprar & Vender Imóveis

(Ari Travassos)
.Este livro pretende ser a oportunidade que os clientes imobiliários, precisam para tirar suas dúvidas quanto a realização de negócios imobiliários.
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É assim que se faz - Compra e venda de imóveis

É assim que se faz… – Compra e venda de imóveis

(Ari Travassos)
O autor, além de diversos temas tratados para o profissional da corretagem imobiliária, desenvolve temas de interesse para a formação de gerentes de vendas de imóveis.
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Corretagem de imóveis de A a ZCorretagem de Imóveis de A a Z

(Ari Travassos)
Este glossário tem o objetivo de esclarecer dúvidas, através de uma linguagem simples, ajudando o profissional da área em seu desenvolvimento técnico e profissional.
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Estratégias para o dia-a-dia

Estratégias para o dia-a-dia – Marketing Pessoal & Profissional

(Ari Travassos)
O autor propõe aos profissionais liberais a criação de uma imagem pessoal de alta credibilidade, pois entende que desta maneira é fácil vender qualquer produto ou serviço.
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livro-valentina-caran-sua-historia-e-seus-segredos-de-sucesso-no-ramo-imobiliario-angelo-iacoccaValentina Caran: Sua História e Seus Segredos de Sucesso no Ramo Imobiliário

(Angelo Iacocca)
Ela começou aos nove anos na roça e hoje, aos 46 anos trabalha das 9h à meia-noite, controla todas as operações diárias de sua corretora e fatura R$ 1,5 mil por mês vendendo imóveis. Conhecida como a Rainha da Avenida Paulista e com frases de efeito como “Não existe mercado parado, existem pessoas paradas”, Valentina Caran descreve um pouco de sua vida e ascensão nos negócios e considera ser um best-seller escrito pelos jornalistas Ângelo Iacoca e Marco Polo.
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livro-gestao-de-marketing-e-comunicacao-avancos-e-aplicacoes-mitsuru-higuchi-yanazeGestão de Marketing e Comunicação: Avanços e Aplicações

(Mitsuru Higuchi Yanaze)
O livro apresenta os principais conceitos e modelos de marketing e comunicação, orientando sua aplicação prática de uma forma dedicada à busca constante do conhecimento e do equilíbrio de dois potenciais: o potencial operacional e de oferta da empresa, e o potencial de demanda e de capacidade aquisitiva dos segmentos de mercado almejados. Por meio de atividades propostas, os leitores poderão simular a prática do marketing em situações reais e incorporar os paradigmas de marketing efetivamente.

5 coisas que as pessoas realmente inteligentes fazem



Não fique no caminho da sua própria aprendizagem. Aqui vão 5 maneiras de continuar alimentando a sua inteligência
A maioria das pessoas realmente não pensam muito sobre a maneira com que aprendem. Geralmente acreditamos que o aprendizado vem naturalmente. Escutamos as pessoas falar a todo o momento – seja no dia-a-dia, seja em cursos e palestras – que, simplesmente absorvemos o que elas estão falando, não é isso?
Não é verdade.
Com o passar do tempo, a aprendizagem verdadeira vai ficando mais difícil. Quanto mais enchemos nosso cérebro com números e experiências, menos espaço temos para novas ideias e novos pensamentos.
Além disso, quanto mais velhos, mais opiniões para refutar esses pensamentos nós temos pela frente. Como todos que querem continuar aprendendo, precisamos nos considerar um eterno aprendiz, e trabalhar mais duro para ficar de mente aberta.
Mas a necessidade de aprendizado nunca termina. O mundo está mudando e novas ideias surgem todos os dias.
Por isso, é preciso incorporar essas mudanças em nossas vidas para nos mantermos engajados e relevantes. A seguir estão os métodos que precisamos praticar para estarmos abertos para o novo.

#1. Cale a sua voz interna

Você sabe muito bem sobre o que estamos falando, não é mesmo? É aquela voz que sempre tece algum comentário imaginário quando estamos conversando com as pessoas.
Essa voz é a nossa opinião sobre a informação que estamos nos deparando. É muito fácil – e às vezes tentador – dar mais atenção e ceder à essa vozinha. E, muitas vezes essa voz que nos impede de escutarmos abertamente  para uma boa informação e nos desligamos antes de ter ouvido a ideia por completo.
Concentre-se menos no que seu cérebro tem a dizer e mais na informação.Você pdoerá se surpreender com o que escuta.
Cale a sua voz interior para que você esteja aberto às novas ideias
Cale a sua voz interior para que você esteja aberto às novas ideias.

#2. Argumente com você mesmo

Se você não pode calar a sua voz interior, então pelo menos use-a a seu favor. Toda vez que ouvir a si mesmo contrariando a mensagem, pare e tome o ponto de vista do outro.
Sugira ao seu cérebro os motivos pelos quais ele – o cérebro – pode estar errado, enquanto o interlocutor e a mensagens pode estarem certos. No melhor dos casos você irá se abrir para a informação que está sendo fornecida.
Se isso falhar, você pelo menos está fortalecendo seus argumentos.

#3. Aja como um curioso

Algumas pessoas são naturalmente curiosas, enquanto outras não o são. Não importa qual a categoria você está inserido, a verdade é que você só tem a ganhar se comportando como uma pessoa curiosa.
Da próxima vez que estiver escutando alguma informação, seja curioso e anote de 3 a 5 informações interessantes sobre aquilo. Se você estiver em uma palestra, procure no Google algumas respostas.
Se você estiver em uma conversa, pode pedir as respostas para outra pessoa. De qualquer forma, você provavelmente vai saber mais, e o hábito de pensar em perguntas ajudará a codificar os conceitos em seu cérebro.
Enquanto você não for curioso como um gato, aja como ele para se beneficiar do conhecimento.
Mantenha-se curioso como uma criança
Mantenha-se curioso como uma criança.

#4. Encontre o cerne da verdade

Nenhum conceito ou teoria some.
Em algum lugar de um conceito que soa como uma completa asneira, há alguma coisa nessa ideia que se baseia em fatos. Mesmo que você não compre a ideia, você precisa identificar de onde veio o ponto verdadeiro nisso tudo.
Jogue como um detetive para encontrar as próprias evidências. Você irá melhorar as suas habilidades de dedução e pode até mesmo melhorar a ideia original.

#5. Concentre-se na mensagem, não no mensageiro

Muitas vezes calamos a nossa aprendizagem por conta do mensageiro. Se um professor é chato, feio, não é atraente, ou é contrário as suas ideias, isso pode ter impacto na sua aprendizagem.
Até mesmo amigos podem prejudicar o processo de aprendizagem, uma vez que há muita história e familiaridade entre vocês para que se vejam como autoridade em algum assunto.
Separe o conteúdo de quem o entrega.
Finja que você não conhece a pessoa, ou as suas crenças de maneira que você possa sempre se concentrar nas informações objetivas. Se a pessoa for chata, concentre-se em 2 ou 3 coisas que lhe façam permanecer atento, criando o seu próprio entretenimento, para não dormir.

É sempre bom nos perguntar: de onde vêm as boas ideias?

Nunca aja como se já soubesse de tudo

Sempre é possível aprender coisas novas.
Temos o hábito de nos fechar para novas coisas, quanto mais aprendemos. O grande desafio é nos mantermos abertos ao aprendizado, pois é isso que vai nos permitir relizarmos coisas incríveis em nossa vida.
Por mais que saibamos, existe informações vagando por aí que não daríamos conta de assimilar em séculos de vida. Nosso papel não é nos julgarmos mais inteligentes ou sábios do que ninguém, mas aprender a cada dia mais para tornar o conhecimento uma ferramenta de domínio público.
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Este artigo foi inspirado pelo “5 Things That Really Smart People Do”, da revista Inc.

Autor

Enrico Cardoso – escreveu  posts no Jornal do Empreendedor.
Enrico Cardoso trabalha com storytelling para construção de marcas. Acredita que toda empresa tem uma única oportunidade de se transformar em uma grande marca: contando histórias.

Como a generosidade pode levá-lo ao sucesso


A melhor maneira de se sentir recompensado e energizado para vencer os desafios do dia-a-dia é doar um pouco do seu tempo em causas que você acredita

Aos 31 anos, Adam Grant é o mais jovem professor titular da Wharton e um líder no campo da psicologia organizacional.
Ele presta consultoria regularmente para empresas como GoogleMerck e Goldman Sachssobre como tornar seus colaboradores mais produtivos.
Ele construiu a sua carreira com base em uma proposta surpreendente: a de que os profissionais mais produtivos, são aqueles que são mais altruístas.
Em seu novo livro, Give and Take: “A Revolutionary Approach to Success”, ele faz um trabalho convincente para provar que as pessoas generosas podem conseguir muito mais do que os zelosos, que acreditam que o mundo é um lugar extremamente competitivo e que por isso eles precisam estar em primeiro lugar.
Ao longo do livro, Grant oferece exemplos que ilustram seu ponto de vista sobre como a generosidade pode levar as pessoas ao topo da carreira. Aqui estão 7 maneiras de como a generosidade pode levar você ao sucesso.
Adam Grant é o mais jovem professor de Wharton e acredita que doar o tempo para caridade é a melhor maneira para ser um profissional de alto nível.
Adam Grant é o mais jovem professor de Wharton e acredita que doar o tempo para caridade é a melhor maneira para ser um profissional de alto nível.

#1. Não seja completamente altruísta

É ótimo dar o máximo de seu talento e se doar para alguns amigos e conhecidos. Mas também é importante se preocupar se você está colocando todas essas coisas na frente de você mesmo.
Interessar-se por sí próprio e se interessar pelos outros são motivações completamente diferentes e independentes: você pode fazer os 2 ao mesmo tempo, apenas unindo uma coisa a outra.

#2. Encontre uma maneira de mensurar o seu trabalho

Grant conta a história de uma professor americano que gasta toda sua energia com dias incrivelmente longos em uma escola na Filadélfia.
Ao invés de, compensar as suas horas no final de semana, ela investe seu tempo em uma ONG que ajuda estudantes de baixa renda a estudarem para o vestibular.
Seu trabalho voluntário tem resultados concretos: com a sua ajuda, seus orientandos conseguem entrar em faculdades e realizar o sonho de ter um curso superior.
Vendo as coisas boas que são frutos de seu trabalho, Callahan tem a energia suficiente que ele precisa para manter a sua rotina.

#3. Mude o foco de suas atividades

Embora no exemplo acima, Callahan estivesse exercendo em ambas atividades sua experiência como professora, ela tinha dificuldade em enxergar os resultados em seus alunos normalmente.
Uma vez que ela se concentrou no trabalho voluntário, ela se sentiu mais motivada e satisfeita para continuar a sua rotina como professora, ciente de sua capacidade.

#4. Concentre suas boas ações

Grant cita um estudo com pessoas que realizaram 5 atos aleatórios de bondade por semana durante 6 semanas.
Aquelas pessoas que realizaram suas boas ações em um único dia da semana se sentiram muito mais felizes no final do experimento do que aqueles que praticaram boas ações aleatoriamente durante a semana.
Esse é um motivo pelo qual a professora se sente recompensada: porque ela pratica suas boas ações em períodos intensos durante os finais de semana.

#5. Doe pelo menos 100 horas por ano

Dar para receber. Segundo Grant esse é o segredo dos profissionais de sucesso.
Dar para receber. Segundo Grant esse é o segredo dos profissionais de sucesso.
Vários estudos têm mostrado que fazer cerca de 2 horas de trabalho voluntário por semana faz as pessoas mais felizes das que doam menos tempo do que isso.
Um estudo feito com mais de mais de 2 mil australianos em meados dos anos 60 mostraram que aqueles que doaram ao menos 100 horas por ano eram mais felizes e mais satisfeitos do que as pessoas que doaram menos do seu tempo.
Em outro estudo, os americanos que se ofereceram como voluntários em pelo menos 10 horas durante o ano de 1998 tinham mais probabilidades de estarem vivos em 2000 do que as pessoas que não fizeram nenhum trabalho voluntário.

#6. Faça algo que seja significativo pra você

Entrar em uma causa por conta da causa não vai fazer de você uma pessoa melhor e mais produtiva, garante Grant.
Os psicólogos Neta Weinstein e Richard Ryan têm executado estudos que mostram que quando as pessoas doam seu tempo por obrigação em vez de ser por uma causa ou programa que seja significativo para elas        , eles não sentem tanta energia ou realização.
Mas quando as pessoas se doam para algo que lhes da prazer e que está alinhado com o seus propósitos, elas se sentem muito mais revigoradas.

#7. Peça ajuda dos seus amigos

Pessoas como Callahan, que trabalham contra o relógio durante a sua rotina diária e doam seu tempo aos finais de semana precisam se sentir apoiados pelos colegas.
Grant afirma que ao trabalhar como psicólogo da UCLA Shelley Taylor descobriu que muitas pessoas que estão sob estresse acabam optando por doar o seu tempo junto com os amigos para o trabalho voluntário.
O trabalho voluntário de Callahan lhe rendeu o respeito e apoio de seus orientandos e reforçou a sensação de que ela estava fazendo a diferença.
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Este artigo foi adaptado do original, “7 Ways That Generosity Can Lead to Success”, daForbes.

Autor

Enrico Cardoso – escreveu  posts no Jornal do Empreendedor.
Enrico Cardoso trabalha com storytelling para construção de marcas. Acredita que toda empresa tem uma única oportunidade de se transformar em uma grande marca: contando histórias.

Caixa defende aumento do limite para compra de imóveis com o FGTS



O presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, defendeu em 20 de março, a elevação no limite para compra de imóveis com recursos do FGTS, que está em R$ 500 mil.
A Caixa acha que é importante que a gente reveja sim. O potencial no Brasil para crédito imobiliário é muito grande, podemos chegar 10% do PIB em curto espaço de tempo. É importante que se tenha incentivo para isso. O ministro Guido Mantega já conversou com os bancos e lidera essa discussão, afirmou.
Durante lançamento de um datacenter em conjunto com o Banco do Brasil, Hereda disse ainda que as duas instituições têm conversado muito sobre integração nas áreas de infraestrutura e logística. “O BB e a Caixa têm muito que economizar em questão de compartilhamento. Desde segurança e transporte de valores até outras questões, como suprimentos de materiais. Estamos conversando com o pessoal de operações do BB para ampliar essa experiência”, afirmou. As duas instituições já compartilham terminais eletrônicos e datacenter.

Juros
Hereda também afirmou que a instituição avalia que a taxa básica de juros seguirá no patamar de 7,25% ao ano ainda por um tempo. “Nas nossas projeções, o aumento da taxa básica não está tão próximo assim. O mercado está precificando isso, mas a Caixa não está. E isso não está mexendo com a captação da gente”, afirmou. Ou seja, a Caixa não trabalha com possibilidade de alta da Selic em curto espaço de tempo.
Hereda disse ainda que a possibilidade de nova redução dos juros praticados pelo banco, depois dos cortes realizados desde abril do ano passado, vai depender de ganhos de eficiência e produtividade. O presidente da Caixa disse ainda que a instituição terá sempre “as melhores taxas do mercado, seja em que ambiente for”.

A Decoração Vintage está em alta



estilo vintage está em voga. São roupas, cores, estampas, desenhos, objetos, móveis e artigos decorativos carregados de linhas e traços muito comuns nas décadas de 40 e 50.
Essa tendência surgiu durante o período da Segunda Guerra Mundial, valorizava qualquer trabalho que fosse manual, crochê, patchwork, entre outras confecções que fossem ricas em detalhes delicados.

Foto: Blog da Mulher.
Hoje esse tipo de decoração, se transformou em sinônimo de charme e personalidade para casa. Além de dar um toque nostálgico aos ambientes, os objetos e artigos desse estilo costumam ter preços acessíveis. Além disso, com um pouco de criatividade você mesmo pode aplicar o estilo na vintage na sua casa.

Foto: Sonhos Pré Concebidos.
Qualquer objeto ou móvel mais antigo, que muitas vezes a vovó separou para jogar fora pode ser restaurando ou mesmo reciclado e incrementar a sua nova decoração. Há ainda muitos sites, garage sales, feiras, bazares e lojas de antiguidades costumam comercializar essas mobílias e artigos decorativos antigos.
Por exemplo, se um móvel vintage restaurado esta fora do seu orçamento, uma alternativa é criar você mesmo uma peça. Uma dica muito simples é reciclar com uma mão de tinta ou estampas de gibis e jornais duas malas antigas, depois, colocar uma sob a outra e pronto: agora você tem um criado mudo charmoso e personalizado.

Foto: I Wish.
Outra ideia prática é apostar em papéis de parede estampados com motivos florais etonalidades pastéis que são duas características da decoração vintage. Além disso, abajures, lustres e luminárias com toque retrô são perfeitos para complementar o visual da sala, do quarto e do espaço de home-office.
As poltronas de design antigo costumam ser fáceis de encontrar, inclusive já dá para ir encomendando aquela da casa vovó caso ela decida comprar uma nova. Vasos do tipo bowl e mesmo garrafas de vidro com violetas ou outras flores naturais também harmonizam bem nos ambientes sociais da casa.
Os coloridos muito usados nas cozinhas, agora eles entram em cena para compor ovisual vintage nesse e em outros ambientes da casa. Porém, não é necessário mudar toda a mobília, é possível optar por toalhas, guardanapos de tecido, e louças de porcelana estampadas com pequenas flores.
Por fim, outra dica bem simples e econômica é enfeitar as paredes com cartazes, rótulos capas de revistas, jornais e notícias antigas, basta selecionar e emoldurar em pequenos quadros os itens que você mais gosta.