quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Operação Porto Seguro: ex-senador Gilberto Miranda fornece à polícia endereço que não existe


Qualquer fotógrafo de celebridades sabe que o ex-senador Gilberto Miranda mora no Jardim Europa, um dos pontos mais caros de São Paulo. Para a polícia e para os registros de empresas, porém, Miranda informa que não tem domicílio no Brasil, mas sim em Barcelona, na Espanha. Levantamento feito pelo jornal “Folha de S. Paulo” no registro de imóveis daquela cidade e no local mostram que o apartamento em que ele diz morar não existe.
 Além de corrupto, é mentiroso
Miranda, denunciado na operação Porto Seguro da Polícia Federal (PF) por suspeita de participar de esquema de compra de pareceres em órgãos do governo federal, disse à PF que mora na calle Pujades, 235, terceiro andar, quarta casa, em Barcelona. Mas, no endereço, há um prédio que só tem dois andares, com um apartamento por nível.
O advogado Claudio Pimentel, que defende Gilberto Miranda, afirma que não tem conhecimento do endereço fornecido em Barcelona. “Ele pode morar onde quiser no exterior”, disse. Mas o endereço, segundo ele, precisa existir. O advogado, no entanto, preferiu não discutir essas questões por meio da imprensa.
IMPEDIDO
O advogado geral da União, Luís Inácio Adams, disse que vai se declarar impedido de decidir eventual demissão de seu ex-auxiliar José Weber Holanda, outro indiciado na operação Porto Seguro. Ex-número 2 da Advocacia Geral da União (AGU), Holanda era amigo pessoal de Adams e despachava diretamente com o ministro.
Uma comissão de sindicância formada na AGU para apurar o envolvimento de servidores no esquema recomendou a abertura de Processo Administrativo Disciplinar, que pode levar a punições que vão desde advertência a demissão, passando por suspensão.
(Transcrito do jornal O Tempo)

Data Fatal: nova Mesa Diretora da Câmara será escolhida no dia 4 de fevereiro



Iolando Lourenço e Ivan Richard (Agência Brasil)
Responsáveis pelas principais decisões e diretrizes da Câmara dos Deputados, a nova composição da Mesa Diretora da Casa será eleita no próximo 4 de fevereiro, em votação secreta, pelos 513 deputados. A eleição está prevista para começar às 10h, no plenário da Casa.
Na ocasião, serão disponibilizadas 19 urnas eletrônicas para a votação dos parlamentares, que irão eleger o presidente, dois vices, quatro secretários e igual número de suplentes. Até o momento, três deputados estão na disputada pelo mais alto posto da Casa: a atual primeira vice-presidente, Rose de Freiras (PMDB-ES), o líder do PMDB Henrique Eduardo Alves (RN), e atual quarto secretário, Júlio Delgado (PSB-MG).
Até o dia 1º de fevereiro, os pretendentes a um cargo na Mesa da Câmara poderão registrar suas candidaturas. Para ser eleito em primeiro turno para qualquer um dos cargos de direção da Casa, o candidato precisará obter, no mínimo, 257 votos favoráveis, metade mais um dos 513 parlamentares. Se não conseguir esse número, a eleição será decidida em segundo turno entre os dois mais votados.
LINHA SUCESSÓRIA
O processo eleitoral será conduzido pelo atual presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS). Concluído o processo de votação, será apurado, em primeiro lugar, a votação para presidência da Casa. Se um dos candidato obtiver 257 votos ou mais será declarado eleito e, imediatamente, assumirá os trabalhos. Em seguida serão apurados os votos para os demais cargos.
Segundo na linha sucessória do país, o presidente da Câmara é o responsável pela condução dos trabalhos e definição das matérias a serem votadas pelo plenário. Cabe a ele ainda a última palavra sobre questionamentos feitos por parlamentares e partidos políticos. Nas ausências do presidente e vice-presidente da República, é o presidente da Câmara que assume o comando do país. Além disso, integra o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional.
O primeiro vice-presidente tem a atribuição de substituir o presidente e, entre outras funções, elaborar pareceres sobre os requerimentos de informações e os projetos de resolução. O segundo vice-presidentes exerce a função de corregedor da Casa, que analisa denúncias contra os deputados.
O 1º secretário é uma espécie de prefeito da Casa. Ele tem a responsabilidade pelos serviços administrativos e de pessoal da Câmara. A ele cabe o envio de requerimentos de informações a ministros e por dar posse ao secretário-geral da Mesa e ao diretor-geral da Câmara.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Já houve tempo em que, para ser presidente da Câmara e se tornar o número três na linha sucessória da República, era preciso ser um político de verdade, respeitado não somente pelos deputados, mas pela sociedade como um todo. Para ser presidente da Comissão de Constituição e Justiça, exiga-se notório saber jurídico.
Nas últimas décadas, a coisa degringolou de tal maneira que o mensaleiro João Paulo Cunha (PT-SP) conseguiu ser presidente da Câmara e, mesmo depois de se tornar réu de processo no Supremo, virou presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Detalhe: as festas que ele dava na mansão oficial da presidência da Câmara, com recursos públicos, eram famosas em Brasília.
Por isso, não causa surpresa alguma o fato de um político comprovadamente corrupto como Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) se tornar presidente da Câmara, com apoio incondicional do Planalto, do PT e até de partidos de oposição, como o PSDB.
Mais do que nunca, cabe indagar: Que país é esse? Responda, Francelino Pereira. Diga aí você, que não conseguiu ser presidente da Câmara, mas presidiu a Arena, o maior partido do Ocidente, e virou governador biônico de Minas Gerais.

A tragédia nacional de Santa Maria. Não são necessárias mais leis. O imprescindível e indispensável: fiscalização e responsabilização.

Helio Fernandes
Descaso, descuido, desapreço, desinteresse, displicência, destroem e desmoralizam qualquer lei. Seja municipal ou federal. A polícia de Santa Maria fulminou toda e qualquer discussão e debate: “A boate Kiss não podia nem estar aberta”. Esse NEM reforça e condena qualquer defesa.
O prefeito disse tudo…
Quem passasse pela frente da boate (ou verificasse pelas fotos amplamente divulgadas por jornais e televisões) constataria que aquela porta mínima não poderia ser a única a servir de entrada e saída da boate. Mas como a boate (igual a todas as outras) só começa a funcionar a partir das 22 ou 23 horas, aí as autoridade e os agentes das autoridades já estão dormindo.
O prefeito de Santa Maria (já devia estar afastado do cargo, pelo menos provisoriamente, agora que é impossível afastá-lo preventivamente), não sabia de nada. No dia seguinte fez declarações altamente comprometedoras. Deve ser o primeiro a ser investigado rigorosamente. E como todos os fatos apontam e indicam para a sua irresponsabilidade, punido severamente.
Afirmações que devem ficar separada para não se perderem: “Estou tranquilo, todos os documentos estão comigo, provando que todas as providências foram tomadas”. Esse papel (documento) indiretamente foi o combustível original da tragédia. Se o senhor Cesar Schirmer (o prefeito) tivesse tomado providência e previdência, nada teria acontecido.
Estava tudo perfeito, em condições de funcionar, sem nenhuma irregularidade, o que houve foi fatalidade”. Irresponsável e mentiroso. Nada funcionou. Desde a entrada que não permitia saída, até uma dezena de falhas criminosas, levantadas na investigação policial.
E o Ministério Público se prepara, vai denunciar o prefeito e autoridades do próprio Corpo de Bombeiros, que têm que ser responsabilizadas, pelo menos por omissão.
Quanto ao que ele chama de fatalidade, o Brasil inteiro chama de crime consciente e comprometedor. Fatalidade foi o incêndio de 1871, que destruiu T-O-D-A a cidade de Chicago. Até hoje não há segurança sobre o início do fogo. Como a cidade era (e continua sendo) dominada pelos ventos fortes, a causa, acredita-se, foi essa. Aí sim, fatalidade, a cidade inteira teve que ser reconstruída.
AS PROVIDÊNCIAS TARDIAS
Agora, no Brasil inteiro, milhares (milhares mesmo) de boates são revisadas por ordem de prefeitos e governadores. Pretendem diminuir a culpa direta e indireta depois da tragédia que matou centenas e traumatizou a vida de milhares ou de milhões. Como saber quanto são, como estão sofrendo desesperadamente e como reconstruirão suas vidas? A solidariedade total do país e do mundo, irrepreensível.
Ajudarão aos que ficaram? Diminuirá o sofrimento, a angústia, a ansiedade que estará presente dia e noite? O dia que parecerá interminável, a noite que não terminará nunca? A qualquer hora, a lembrança sempre presente, o vazio da ausência que será eterna.
Mais dilacerante, o fato de Santa Maria ser um centro universitário, todos os que se foram, estarem tentando se aprimorar para a longa viagem da vida, veio a destruição no momento exato da tentativa de construção. Chorar é o que restou, chorem o mais que puderem. Ao contrário do que dizem, chorar é tão inesquecível, necessário e até indispensável quanto o tamanho da perda sofrida. Nada será esquecido, ficará sempre na lembrança. Chorar não é fuga, é participação, individual e coletiva. Eu sei o que estou dizendo.
FRANCE FOOTBALL CONFIRMA ESTE BLOG.
A CORRUPÇÃO NA FIFA E COPA DO MUNDO

No domingo escrevi artigo (que saiu na terça) denunciando com dados e datas a compra e venda de sedes para a Copa do Mundo de 2018 (Rússia) e 2022 (Qatar). Ontem (quarta-feira), a revista France Football, uma das mais importantes da Europa, trata do assunto, na capa. Lógico, apenas coincidência, mas confirma tudo das minhas fontes, com menos severidade, e identifica a escolha de 2022, como Qatargate.
Isso circulava nos bastidores da Fifa e do futebol, falava-se em centenas de milhões pagos. Em se tratando de Qatar, pode chegar a bilhões sem agredir a realidade. São dos maiores vendedores de petróleo, não gastam nada para manter a comunidade miserável, que não tem como se libertar ou protestar.
Na compra e venda das sedes para a Copa, incluía-se sempre os nomes de Ricardo Teixeira (à época do Conselho da Fifa), conhecido como corrupto, e o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke. Este tentava esconder a participação nos fatos com a audácia de agredir o Brasil. Sem que ninguém do governo ou especificamente no Ministério do Esporte, defendesse o Brasil. Só este repórter protestou, sugerindo que esse senhor Valcke fosse proibido de vir ao país.
Como número 2 da Fifa, sabe tudo que se passa lá, e naturalmente recebe a sua parte da corrupção, ele e Blatter são intimíssimos. Agora a France Football acusa e inclui seu nome diretamente. E ontem, o Caderno de Esportes da Folha publica na primeira, uma foto sensacional: Valcke abraça e beija apaixonadamente o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira. (A foto foi publicada em 10 de setembro de 2010.
Teixeira foi afastado por excesso de corrupção, desculpem o excesso, a corrupção no antigo presidente da CBF, uma constante. Devia acontecer também o afastamento de Valcke. Não acontecerá, o medo de Blatter ir junto. O regime da Fifa é ditatorial, o número 1 (Blatter) e o número 2 (Valcke) sabem tudo um do outro.
###
PS – Quanto ao abraço e o beijo flagrados pelo fotógrafo André Mello, não é beijo de amante. Só corruptos se entrelaçam na corrupção com tanta paixão.
PS2 – Uma das boates mais novas e mais elogiadas do Rio é a Matriz, com capacidade para 600 pessoas. Na semana em que seria reinaugurada, ganhou página inteira de jornal, chamada de “templo e catedral do entretenimento”. Teve o alvará cassado, “templo e catedral” de irregularidade. Felizmente e finalmente, está fechada.