quarta-feira, 16 de novembro de 2011


Novo seguro vai garantir o pagamento do imóvel

Caixa cria garantia para proteger comprador que financia casa direto com construtora

POR CRISTIANE CAMPOS
Rio - A Caixa Seguros acaba de lançar uma modalidade indicada para quem compra imóvel financiado diretamente pela construtora ou pelo sistema de obra por administração, a preço de custo. O seguro prestamista Dívida Zero protege o dono do imóvel e as construtoras, em caso de morte e invalidez permanente total por acidente. 
A modalidade prevê que, se ocorrer qualquer um dos imprevistos cobertos pelo seguro, a seguradora quita o saldo devedor do financiamento. E deixa a família do segurado livre de dívidas.
O novo modelo beneficia também as construtoras, que terão a certeza de que o orçamento da obra não vai ser prejudicado em virtude de algum imprevisto. Em geral, o prazo de pagamento pode chegar a 84 meses. 
Segundo a Caixa Seguros, o capital segurado é calculado pelo preço do imóvel e o prazo do financiamento estabelecido pela construtora, seguindo o perfil do cliente.Para uma cobertura de, por exemplo, R$ 150 mil, a parcela do seguro será de R$82. A despesa pode ser cobrada no mesmo boleto do financiamento. O reajuste da proteção é calculado mensalmente, aplicando uma taxa sobre o saldo devedor. Dessa forma, há tendência de redução gradual com o tempo.
De acordo com o diretor da Martinelli Imóveis, André Moreira, o modelo vai agregar valor na hora da negociação. “O seguro da Caixa será bem-vindo”, afirma.
Moreira cita a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes, onde muitos compradores financiam com a construtoras, como potenciais beneficiados. “Todos os envolvidos na operação ficam protegidos”, afirma o diretor. 
Ele prevê que o seguro vai impulsionar também lançamentos pelo sistema de obra por administração. Nesse modelo, não há a figura do incorporador, o que contribui para reduzir o preço final de cada unidade. Também não há saldo devedor, pois, quando o comprador recebe as chaves, o imóvel já estará quitado.

BANCO DO BRASIL VAI  FINANCIAR IMÓVEL NA PLANTA PARA PESSOA FÍSICA

O Banco do Brasil anunciou que vai passar a financiar a compra de imóveis na planta ou em fase de construção para pessoas físicas. De acordo com informações divulgadas pelo banco, é mais um passo na estratégia de crescimento do crédito imobiliário. As novas linhas de crédito, no entanto, só serão destinadas à aquisição de empreendimentos que tiverem suas construções financiadas pelo próprio banco. A nova linha de financiamento tem taxa de juros a partir de 8,4% ao ano, prazo de até 30 anos e possibilidade de financiamento de até 80% no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e de até 90% no Programa "Minha Casa Minha Vida (MCMV)". A modalidade terá ainda carência de até 6 meses após o término da obra para início do pagamento de amortização.
Fonte: O Dia